Wink Glasses: óculos simulam o piscar para descansar a vista (vídeo)

A cada 10 segundos as lentes de cristal líquido se tornam opacas e novamente transparentes. Uma forma inusitada para forçar o ato de piscar e aliviar a fadiga visual.

wink-glasses-oculos-que-pisca
Wink Glasses por Kazuo Kawasaki.

 

Projetados pelo designer japonês Kazuo Kawasaki, os óculos “Wink Glasses” possuem lentes que simulam o ato de piscar. O mecanismo digital foi pensado para descansar a vista de usuários que passam horas em frente às telas de computadores, smartphones e televisores.

O sistema é simples, a cada 10 segundos as lentes de cristal líquido se tornam opacas e novamente transparentes em um intervalo de tempo de aproximadamente 0,2 segundo. Uma forma inusitada para forçar o ato de piscar e aliviar a fadiga visual.

Pode parecer besteira, mas a fixação do olhar no mesmo ponto por um longo período diminui a frequência do ato involuntário de piscar. Se você pisca menos, os olhos ficam ressecados, além de promoverem o cansaço da musculatura do globo ocular, gerando dores de cabeça.

De acordo com o designer, os óculos possuem uma bateria na haste esquerda que ativa o sistema e permite ao usuário regular o intervalo de tempo entre as “piscadas”. Os Wink Glasses são vendidos no Japão por cerca de 150 dólares.