Tela AMOLED dobrável e sensível ao toque

Lançada pela primeira vez pela Samsung em 2009, tecnologia que permite telas dobráveis vem se tornando realidade

Tela Amoled Dobrável - Samsung AMOLED Folding Screen
Samsung AMOLED Folding Screen - O dispaly foi construído com dois painéis de AMOLED, borracha de silicone e uma cobertura de vidro por todo o case

 

Pesquisadores da Samsung Advanced Institute of Technology, na Coréia do Sul, anunciaram um protótipo de tela dobrável e sensível ao toque. O display de AMOLED não possui emenda, ou seja, a marca que deveria haver na dobra da tela é praticamente imperceptível e oferece um bom espaço de visualização para os usuários.

A empresa lançou o display dobrável em 2009, quando revelou uma tela OLED capaz de se dobrar ao meio, mas ela criava um vinco e deixava uma marca no meio da dobra.

Se a tela ainda está distante de virar realidade em larga escala, os testes são no mínimo animadores. A Samsung informou que a nova tela, feita por meio de uma fórmula elástica que combina borracha de silicone, dois painéis AMOLED  e uma proteção de vidro, não permite que o produto crie qualquer tipo de marca ou vinco quando dobrado.

De acordo com os engenheiros da Samsung, o display foi dobrado mais de 100 mil vezes, com uma perda de apenas 6% no brilho da tela.

O Tecmundo publicou uma notícia sobre um conceito dobrável da Fujitsu que poderia ser usado como e-book, tablet ou notebook. A ideia do produto, desenvolvido por Hao-Chun Huang, parecia estar distante da realidade, mas a demonstração da Samsung dá conta de que produtos do gênero podem estar mais próximos da realidade do que parecem.

Sobre a possível comercialização do produto para o consumidor final, a Samsung declarou que as pesquisas irão continuar e, em dois anos, devem estar liberados. Esse prazo é para novos materiais serem produzidos. Desde 2009, a Samsung vem pesquisando, em seu Instituto, novas telas.

De acordo com o site OLED-info, a tela deve ser usada em smartphones, e como a Apple é uma das maiores consumidoras de peças da Samsung, estima-se que, futuramente, o novo display dobrável seja aplicado a alguns dispositivos da Apple, como iPhones e iPads.

Fonte: Lazer Tecnologia