Vidro Jateado

Jatear vidros é uma técnica antiga que já passou por diversas evoluções

04/08/2010



Atualmente o processo é feito numa cabine fechada, sem contato com o artista. Não existe mais a utilização da areia, mas de pós abrasivos mais eficientes e menos tóxicos.

Hoje o papel da informática é importante nesse tipo de trabalho, pois permite a reprodução no vidro de qualquer desenho, estampa ou foto, trazidas pelo cliente. A figura é trabalhada na tela do computador, permitindo que se tenha uma visão antecipada de como ficará o trabalho depois de pronto.

Características:

Permite ser laminado: são vidros que permitem ser passados por um processo de laminação, sem alterar suas características iniciais.

Oferece média proteção contra raios solares: são vidros com propriedades de deixar passar parte da luz, retendo radiação solar.

Permite ser temperado: são vidros passados por forno de têmpera horizontal ou vertical, mantêm suas características iniciais de cor e transparência, ganhando maior resistência mecânica.

Pode ser curvado: são vidros que permitem ser curvados sem a alteração de suas propriedades de cor e transparência.

Pode compor ou fazer parte de insulados ou duplos: são vidros que podem entrar, de forma monolítica ou laminada, na composição total ou parcial dos vidros insulados ou duplos.