Película inteligente transforma janelas em painel de vidro com controle de transparência (vídeo)

Circuito Wi-Fi da película permite que smartphones transformem o vidro transparente em opaco, podendo ser utilizado ainda como tela de projeção.

pelicula-inteligente-com-controle-digital-de-transparencia-sonte-por- bernard-kwan

 

Com o objetivo de revolucionar a indústria de janelas e persianas, uma startup da Califórnia, nos EUA, apresentou durante a CES 2013 o protótipo de uma película inteligente capaz de transformar janelas e divisórias em um painel de vidro com controle digital de transparência acionado por smartphones ou tablets.

Sua instalação é simples, podendo ser feita pelo próprio usuário, e seu funcionamento é surpreendente. Em um vídeo institucional, Bernard Kwan, CEO e Co-fundador da SONTE, empresa responsável pela película, aparece demonstrando o passo a passo de instalação e seu mecanismo.

Em apenas três etapas e alguns minutos, Kwan mede, corta e instala a película sobre uma divisória de vidro. Logo em seguida, o empreendedor aparece acionando o circuito Wi-Fi da película através de um smartphone. Em menos de um segundo o vidro passa do estado transparente ao opaco, sendo utilizado ainda como tela de projeção.

O jovem empreendedor afirma que sua invenção é uma alternativa simples e econômica à tecnologia de vidros com controle de transparência, que necessita de mão de obra especializada e, portanto, cara.
O aplicativo que permite o controle de transparência utilizando smartphones e tablets pode ser baixado gratuitamente. Confira o vídeo: