Nissan apresenta retrovisor inteligente com tela LCD no Salão de Genebra (vídeo)

Sistema trabalha com uma tela LCD na estrutura do espelho retrovisor interno e uma câmera instalada na parte traseira do veículo.

retrovisor-inteligente-com-tela-lcd-da-nissan
Retrovisor inteligente da Nissan.

 

Em agosto de 2012, a Audi anunciou que iria transformar a tecnologia de retrovisor digital utilizada na tradicional corrida 24 Horas de Le Mans, num item de série do Audi R8 e-tron. Mas durante o Salão do Automóvel de Genebra 2014, evento que acontece até o dia 16 de março, a Nissan apresentou a sua versão de espelho retrovisor inteligente.

De acordo com a montadora japonesa, o sistema conta com uma tela LCD embutida na estrutura do espelho retrovisor interno e uma microcâmera de alta resolução instalada na parte traseira do veículo. Esta câmera possui um sistema de monitoramento, sempre capaz de assegurar o melhor ângulo de visão traseira.

O equipamento elimina os pontos cegos do carro, inclusive a obstrução da visão causada por passageiros, colunas ou bagagens no banco traseiro. Além de um ângulo de visão muito maior do que um espelho retrovisor convencional, a câmera garante imagens com grandes contrastes mesmo durante a noite ou dias chuvosos, além de evitar o ofuscamento causado pelos faróis de outros veículos.

A Nissan informou também que um botão localizado na parte inferior desativa o sistema de retrovisor digital, deixando em ação apenas o espelho convencional e, portanto, permitindo visualizar o banco traseiro. Segundo a montadora, a novidade chegará aos seus carros de rua a partir de 2015.