Janelas de vidro falantes: campanha publicitária em trens na Alemanha gera polêmica (vídeo)

Anúncios em áudio são ativados no momento em que os passageiros encostam suas cabeças nas janelas para descansarem.

campanha-publicitaria-propoe-janelas-de-trens-e-onibus-com-anuncios-em-audio-tecnologia-the-talking-window
Graças à tecnologia de condução óssea o áudio só pode ser ouvido pela própria pessoa. Transmissores instalados nos vidros geram frequencias que transmitem o som para o ouvido interno, passando vibrações através do crânio.

 

A emissora alemã Sky Go apresentou durante o Festival Internacional de Criatividade em Cannes no mês passado, um novo conceito em campanhas publicitárias interativas. Desenvolvida pela agência de publicidade BBDO, a chamada The Talking Window, é uma tecnologia revolucionária que permite transmitir anúncios em áudio ativados no momento em que os passageiros de transportes públicos encostam suas cabeças nas janelas de vidro para descansarem.

A ideia é criar a sensação de que o som vem de dentro da cabeça dos passageiros, uma vez que o áudio só pode ser ouvido pela própria. Isso foi possível graças à tecnologia de condução óssea, uma técnica que transmite o som para o ouvido interno, passando vibrações através do crânio.

Um vídeo produzido pela agência mostra uma campanha experimental, usando transmissores protótipos instalados nos vidros. Nela, passageiros de um trem em Munique são surpreendidos pelos anúncios criados pelas vibrações de alta frequencia geradas pelos transmissores.

Mas as críticas foram inevitáveis, muitos comentários postados na página do YouTube questionavam a violação do direito das pessoas descansarem. Já os responsáveis pela campanha se defendem afirmando que a tecnologia poderá ser usada também para música, entretenimento, informações de trânsito e previsão do tempo, por exemplo.

Fonte: BBC News