Engenheiro propõe substituir asfalto por painéis solares

Os painéis seriam de vidro à prova de bala e explosão

31/08/2010


Painel solar

Preocupado com a consciência ambiental, o governo dos EUA está incentivando as residências a instalarem células solares sobre as casas. Estudiosos também apostam em um outro uso para elas: colocando-as no lugar do asfalto.

Mas as células solares podem realmente ser resistentes o suficiente para substituir o asfalto? Acredita-se que sim, com a produção de vidros fortes tanto quanto o aço, e tornando-os resistentes à ruptura. Brusaw está convencido de que isso pode ser feito usando técnicas aperfeiçoadas na produção de vidros à prova de bala e explosão.

Uma maneira de aumentar a durabilidade do vidro seria colocar um laminado plástico flexível sobre o vidro temperado, afirma Carlo Pantano, cientista de materiais da Universidade da Pennsylvania. Mas isso levaria a um segundo problema: a aderência dos pneus. “Superfícies lisas são as mais recomendadas para o vidro”, diz Pantano. “Mas não são boas para o motorista”.

Para que consiga receber os carros, as células solares precisariam ter ranhuras e texturas que simulassem um asfalto. Mas, segundo Pantano, as texturas reduziriam a força do vidro e diminuiriram a quantidade de luz sobre as células.

O engenheiro Brusaw diz estar trabalhando para resolver estes problemas. Até agora, ele construiu um protótipo de painel que poderia ser usado em uma estrada, mas o vidro ainda não foi temperado. Uma outra solução que o cientista considera é a utilização de milhares de pequenos prismas construídos na superfície da célula solar. Eles permitiriam a aderência dos pneus e também ajudariam na absorção de luz solar direta.

Fonte: Galileu