Apple registra patente de iPhone com tela curva em ambos os lados

Documentação de registro revela um iPhone curvo, sem molduras e botões físicos, capaz de exibir conteúdo em apenas uma das telas ou por toda a sua extensão.

prototipo-de-iphone-com-tela-curva-na-traseira
Novo design da tela, em vidro curvo e flexível, também permitiria reproduzir imagens em 3D.

 

A disputa judicial entre Apple e Samsung revelou algumas curiosidades sobre os primeiros protótipos do iPhone. Durante o julgamento, diversos protótipos foram apresentados pela Apple e, segundo as imagens divulgadas, o primeiro iPhone foi projetado com tela curva.

De acordo com o depoimento de Douglas Satzger, designer da Apple entre 1996 e 2008, a ideia inicial era que o aparelho fosse estruturado com duas peças de vidro curvo, conforme o protótipo identificado como modelo 0355.

O designer, que hoje trabalha na área de design industrial da Intel, afirmou que a falta de tecnologia para moldagem do vidro e o alto custo de seu beneficiamento, foram os motivos que inviabilizaram iPhones com telas e traseiras curvas.

Mas ao que tudo indica, a Apple está planejando revolucionar mais uma vez o mercado de smartphones. Uma patente registrada pela companhia em 2011 e publicada recentemente pela Comissão Americana de Patentes e Marcas (USPTO), revela um aparelho com telas AMOLED em ambos os lados (frente e traseira), muito parecido com este primeiro protótipo.

Segundo o site Apple Insider, a documentação de registro apresenta um iPhone sem molduras e botões físicos, capaz de exibir conteúdo em apenas uma das telas ou por toda a sua extensão, como uma apresentação contínua. O novo design da tela, em vidro curvo e flexível, também permitiria reproduzir imagens em 3D.

Devido a eliminação dos botões, o iPhone seria comandado por meio da tecnologia de reconhecimento facial e sensores de movimento, que seriam utilizados pelo usuário para alterar o volume, por exemplo.

Embora a Apple tenha uma patente relacionada à tecnologia não significa necessariamente que veremos um iPhone com tela curva contínua em um futuro próximo. Em seu portfólio, a Apple possui mais de 300 registros, somente Steve Jobs, fundador da companhia e falecido em outubro de 2011, possui ao todo 313.

primeiro-prototipo-de-iphone-com-tela-curva
Primeiro protótipo de iPhone com tela curva. Segundo depoimento de Douglas Satzger, designer da Apple entre 1996 e 2008, a ideia inicial era um iPhone com tela e traseira em vidro curvo. (Foto: 9to5Mac/Reprodução)