Apple patenteia novo método para fabricação de vidro curvo

Processo de moldagem seria, possivelmente, utilizado em telas curvas para iPhones e iPads.

vidro-curvo-para-telas-da-apple
Ilustração da patente. (Foto: USPTO)

 

A Comissão Americana de Patentes e Marcas (USPTO) publicou recentemente uma série de 36 patentes concedidas para a Apple e, entre elas, um método para fabricação de vidro curvo chama a atenção.

De acordo com o site Patently Apple, a documentação de registro revela uma nova tecnologia em curvatura e moldagem de vidros em altas temperaturas. Segundo a publicação, o processo de beneficiamento seria, possivelmente, utilizado nas telas dos chamados iDevice (iPhone, iPad e iPod).

Dentre as vantagens listadas pela Apple estão o baixo custo de produção, estética e resistência. O pedido de patente ressalta que os métodos de beneficiamento de vidro curvo, embora sejam eficazes em vidros comuns, podem ser prejudiciais à resistência de vidros ultrafinos. Normalmente, os processos aquecem e resfriam o vidro de forma brusca, o que pode gerar tensões dentro da estrutura molecular do material. Além disso, o novo método de fabricação elimina o contato do vidro com produtos químicos e gases.

Embora a Apple tenha uma patente relacionada à tecnologia não significa necessariamente que veremos um iPhone com tela curva em um futuro próximo. Em seu portfólio, a Apple possui mais de 300 registros, somente Steve Jobs, cofundador da companhia e falecido em outubro de 2011, possui ao todo 313.

Além de iPods, iPhones e iPads, o ex-CEO patenteou até as icônicas escadas de vidro presentes nas Apple Stores pelo mundo. O nome de Jobs aparece tanto em produtos aparentemente insignificantes, quanto nos que se mostraram fundamentais para o sucesso da Apple: os fones de ouvido e embalagens dos iPods, assim como diversos modelos de desktops e laptops, monitores, mouses e teclados, são alguns dos exemplos.