Películas de controle solar dependem de correta instalação

Seguras e eficientes, películas requerem cuidados para aumentar o tempo de vida e preservar boa aparência

Instalação de películas de controle solar
Instalação de películas de controle solar

Os benefícios das películas de controle solar são cada vez mais reconhecidos pelas pessoas. Elas filtram até 99% dos raios solares – causadores do envelhecimento precoce e do câncer de pele, reduzem a entrada de calor nos ambientes e aumentam a segurança, pelo fato de não permitirem que os vidros estilhacem ao serem quebrados, além de diminuir a visibilidade do interior. Mas todos esses benefícios dependem da correta instalação das películas.

A instalação correta protege a qualidade do produto. Quando não são bem instaladas, as películas ficam com bolhas e provocam um péssimo efeito visual nos vidros das janelas dos carros, escritórios ou residências. Isso pode até prejudicar a durabilidade das películas. Já quando são bem instaladas, elas embelezam os carros e imóveis, conferindo requinte ao visual, sem manchas ou bolhas de ar.

Profissionais responsáveis pela instalação das películas devem passar por cursos de formação e capacitação. Segundo a ABRAWF, Associação Brasileira dos Representantes e Aplicadores de Window Films, os cursos de formação desses profissionais devem abordar questões como a legislação, as ferramentas adequadas para a instalação, os diferentes tipos de películas disponíveis no mercado, as técnicas de recorte, modelagem e aplicação. “A aplicação correta das películas é um direito consumidor. É por isso que as empresas responsáveis dão garantias contra descascamentos, rachaduras, falhas adesivas, desmetalização ou delaminação”, afirma Francisco Castro Junior, vice-presidente da ABRAWF.

O papel do consumidor – Mas, para garantir a qualidade do produto, o consumidor também deve seguir algumas recomendações importantes. Alguns cuidados especiais podem aumentar o tempo de vida e preservar a boa aparência do filme. Os principais cuidados são os seguintes:

– Não abra as janelas filmadas por um período mínimo de 24 horas (o ideal são cinco dias), até que o filme esteja devidamente aderido ao vidro.

– Não use limpadores abrasivos ou panos grossos.

– Use sabão suave e um pano macio e limpo ou esponja sintética.

Fonte: paranashop