Mercado de vidro prevê expansão

Segmento passa por boa fase e prevê expansão entre 12% e 15% neste ano, segundo estimativas da Cebrace

9/8/2010

 

Impulsionado pelo “boom” da construção civil, favorecido pelas facilidades de crédito; pelo advento do Minha Casa, Minha Vida e pelas obras de infraestrutura para os grandes eventos esportivos de 2014 e 2016, o segmento de vidros planos também passa por uma boa fase e prevê expansão entre 12% e 15% este ano, segundo estimativas da Cebrace, maior produtora do setor na América do Sul.

E é de olho nesse crescimento que a empresa amplia suas operações com a implantação de seu primeiro centro de distribuição no Nordeste, localizado em Fortaleza. “O Nordeste é um polo vital para nós. Nosso objetivo é facilitar a logística para os outros estados da região e também para o Norte, de modo a abastecer o mercado de forma integral”, afirma Roberto Wertzner, diretor de marketing da Cebrace.

O empreendimento, localizado na Messejana, manterá em estoque cerca de 2.000 toneladas de vidro advindas dos fornos da empresa no Sul e Sudeste brasileiros e as encaminhará para outros estados do Nordeste.

Apesar de pequeno, o investimento na filial cearense faz parte de um conjunto de aportes da Cebrace para ampliar sua atuação no País, como a reforma do primeiro forno da empresa, localizado em Jacareí (SP), e que recebeu 60 milhões de euros em investimentos.

A empresa assinou ainda, junto à Prefeitura de Jacareí, o protocolo de intenções para a construção da sua quinta unidade, com investimentos de 170 mil de euros.

Tendências

Para o mercado nordestino, a nova tendência para instalação em imóveis é o vidro de controle solar, o qual permite a entrada de luz, mas diminui a incidência de calor no ambiente. A vantagem mais evidente da novidade é a economia de energia, já que diminui a necessidade de utilizar ar-condicionado. O vidro é produzido nas cores verde e incolor em 4 e 6 mm e vem sendo utilizado no mundo inteiro.

Fonte: Diário do Nordeste