Responsável pelo icônico cubo de vidro da Apple em Nova York, companhia alemã Seele executará cobertura de vidro em forma de onda no Rio.

cobertura-de-vidro-onda-carioca-no-casashopping-da-barra-da-tijuca-no-rj
Batizada de Onda Carioca, estrutura em vidro e aço com mais de mil metros quadrados marcará a expansão do CasaShopping no Rio de Janeiro.

 

Situado na Barra da Tijuca, um dos bairros mais valorizados do Rio de Janeiro, o Casa Shopping, maior shopping de decoração da América Latina, iniciou seu projeto de expansão, que contará com quatro novos blocos de lojas e salas comerciais, além de um centro de convenções e hotel.

Mas do ponto de vista arquitetônico, o projeto será marcado pela construção de uma arrojada cobertura de vidro em formato de onda do mar no vão central, fazendo a ligação com a entrada principal. Toda a estrutura de aço e vidro, com uma área aproximada de 1.130 m², será fornecida pela empresa Seele, reconhecida internacionalmente pelos projetos de alta complexidade.

O projeto, desenvolvido pelo arquiteto israelense Nir Sivan, usa como inspiração as paisagens do Rio de Janeiro e foi batizado de Onda Carioca devido suas formas orgânicas que remetem ao movimento do mar.

O espaço, que surpreende pela ausência de colunas e valorização da transparência, foi planejado para envolver as pessoas e os carros que passam por lá. “A combinação entre o desenho orgânico e o vidro extra claro (low iron) contribui para dar leveza e requinte ao projeto”, afirma o diretor da Seele do Brasil André Luiz Aquino.

A estrutura de aproximadamente 52 m de comprimento, 24 m de largura e 14 m de altura no ponto máximo usa uma malha triangular de aproximadamente 110 toneladas de aço carbono pintado, formado por nós usinados e vigas soldadas, geralmente parafusadas. Serão apenas 11 pontos de apoio (5 no nível inferior e 6 no nível superior) “quase a metade da cobertura fica em balanço para cada lado”, explica a arquiteta e gerente do projeto da Seele do Brasil, Miriam Haag.

A cobertura utilizará 503 peças triangulares de vidro low iron, que por utilizarem menos ferro dão a maior transparência possível. Eles são semitemperados e laminados de 8+8 mm, o que favorece a força restante em caso de quebra. Os grampos de fixação para os vidros serão de aço inox pintado, dois para cada borda.

O projeto do CasaShopping no Rio de Janeiro será uma vitrine da Seele no Brasil, que usa como referência o trabalho desenvolvido para o maior shopping mall interior da Europa, o Westfield em Londres. “A Onda Carioca tomou como base essa malha triangular de aço e vidro e levou a geometria a formas mais extremas ainda, porque Westfield tem uma ondulação muito mais suave”, explica a arquiteta.

Na avaliação de Aquino, a Onda Carioca “trata-se da primeira cobertura em forma livre da América do Sul”, e deverá influenciar o surgimento de outras estruturas semelhantes em projetos complexos de aço e vidro no país.

A Seele já executou projetos como o famoso cubo de vidro da Apple Store em Nova York e o Estádio Olímpico de Londres. Os cálculos estruturais são da alemã Knippers Helbig. O Casa Shopping começou seu projeto de expansão em 2012, sendo que a fabricação e a montagem da Onda Carioca devem ser concluídas em agosto de 2013.