CPIC Brasil inicia nova era da fibra de vidro no país

Estatal chinesa apresentou suas instalações em cerimônia que contou com diretores e fornecedores da companhia

CPIC Brasil Inicia Nova Era da Fibra de Vidro no Pais
Adriana Nobre Rubo (à esquerda), gerente geral em Capivari, e Wu Ming (à direita) charmain da CPIC, na China
 

A primeira aquisição chinesa de um fabricante de fibra de vidro no exterior foi o foco da solenidade, que aconteceu nesta quarta-feira (13), em Capivari – interior de São Paulo, quando a empresa Chongqing Polycomp International Corporation (CPIC) recebeu convidados, imprensa, diretores e fornecedores.

O roteiro da apresentação contava com visita às instalações da fábrica, exibição de vídeo institucional e manifestações da gerente geral Adriana Nobre Rubo e do vice-gerente geral para a América do Sul da CPIC Brasil, Zhou Bin. Ambos comentaram este novo momento da empresa, adquirida em maio pela CPIC, após negociação que envolveu a cifra de US$ 60 milhões e teve aprovação das autoridades regulatórias.

Instalada em um terreno de 200 mil metros quadrados, com 24 mil m2 de área construída, a CPIC Brasil Fibras de Vidro Ltda. – nome oficial da empresa após as negociações – fica na cidade de Capivari, interior do estado de São Paulo. Com 280 funcionários, é um dos principais fabricantes de reforços de fibra de vidro no Brasil, respondendo por 40% da produção do mercado interno e América Latina.

A empresa chinesa Chongqing Polycomp International Corporation (CPIC) está entre as maiores fabricantes de fibra de vidro do mundo. Operando desde 1991, produz 540 mil toneladas por ano, com patrimônio de US$ 1,14 bilhão. É uma “joint venture” formada pelo grupo chinês Yuntianhua, pelo árabe Amiantit e pelo fundo Carlyle.

Marino Baldocchi, vice-gerente Geral, Vendas e Marketing para a América do Sul, explica que a fibra de vidro é matéria-prima para uma série de indústrias. Ele enumera entre as características a alta resistência à tração, flexão e impacto, sendo muito empregada em aplicações estruturais. É leve e não conduz corrente elétrica, sendo utilizada também como isolante estrutural. Permite ampla flexibilidade, possibilitando a moldagem de peças complexas, grandes ou pequenas, sem emendas, com grande valor funcional e estético. “Trabalhamos com produtos comercializados globalmente. Para atender esse mercado, nosso parque fabril conta com recursos tecnológicos de última geração, o que permite uma produção com alto padrão de qualidade”, afirma Baldocchi.

A gerente geral Adriana Nobre Rubo reforça a opinião do vice-gerente, lembrando a colaboração dos funcionários. “Passamos por vários momentos e nos adaptamos com excelência. Em todas as fases, o esforço do nosso quadro funcional foi fundamental. E assim será neste novo momento”, afirma com convicção a gerente geral.

Outro ponto lembrado pela executiva é a crescente demanda mundial. “O Brasil vive um momento de aquecimento econômico nunca antes registrado em sua história. Tenho certeza de que a experiência chinesa aliada à dedicação do povo brasileiro comporão uma importante fórmula de sucesso”, completa Adriana Rubo, citando a capacidade de produção da empresa: 40 mil toneladas/ano, distribuídas nas linhas de rovings, fibras picadas e mantas.

A fibra de vidro é produzida basicamente a partir da aglomeração de finíssimos filamentos de vidro e quando unida com a resina de poliéster (ou outros tipos de resinas) compõe o material compósito.

Com a aquisição, a CPIC continuará a atuar diretamente no mercado nacional e internacional de reforços de fibra de vidro com produção, comercialização, prestação de suporte técnico e estímulo a novas aplicações do produto.