3M desenvolve película que transforma vidro comum em painel solar

Versátil e simples de instalar, película solar da 3M revoluciona a forma de comprar e instalar sistemas de energia solar

Película Solar 3M Apresentada na CEATEC
Voltada para o mercado deméstico, a película não compromete a visibilidade das janelas e deverá custar até 50% menos do que um painel solar

 

A 3M apresentou durante a CEATEC, feira japonesa de inovações em eletrônicos, uma película capaz de transformar uma superfície de vidro comum em um painel solar. O conceito não apenas revoluciona os sistemas existentes de energia solar, mas também a forma como são instalados.

A película foi projetada para ser facilmente instalada em janelas e fachadas de vidro residenciais, o processo se dá de forma parecida com a de uma película decorativa, não necessitando portanto de onerosas mãos-de-obra.

Segundo Yasuhiro Aoyagi, gerente da divisão de construção da 3M, “Uma pessoa pode ir até a loja, comprar as películas, e depois fazer a instalação sozinho”, disse o executivo.

A empresa planeja colocar a novidade no mercado ainda em 2012. Em termos financeiros, a película pode custar até 50% menos do que um painel solar convencional, facilitando a popularização da forma de energia.

Ao menos por enquanto, o filme é capaz de gerar apenas 20% da energia que um painel comum consegue produzir. Para ter uma ideia, um m² do filme gera eletricidade suficiente para carregar apenas um iPhone, cerca de 7 watts, mas os pesquisadores garantem que isso é só o começo.

Além de sua simples instalação, outro ponto positivo é a estética, já que a película não requer um espaço próprio e praticamente não modifica a aparência das janelas e pricipalmente dos telhados das residências.

Após a aplicação, os vidros passam a absorver cerca de 80% da luz solar e mais de 90% de luz infravermelha, sem comprometer a transparência.

Inicialmente a 3M voltará suas ações de marketing para o mercado corporativo, visando edifícios comerciais e sedes de governo, para em seguida, direcionar esforços para o uso residencial.