Vidro Ornilux impede a colisão de aves

Foi criado na Alemanha o vidro amigo dos pássaros

Do lado esquerdo como nós vemos... ao lado, um exemplo de como os pássaros vêem

As estimativas são de que mais de 100 milhões de aves morrem a cada ano nos Estados Unidos a partir de colisões com janelas e cerca de 250.000 colidam em vidraças por dia na Europa, segundo dados. A expectativa do fabricante do vidro Ornilux é Reduzir em 75% essas colisões, geradas por obstáculos que os pássaros não conseguem ver ou por serem enganados pelo reflexo de árvores em vidros de janelas ou paredes.

Desenvolvido e fabricado pela indústria alemã Arnold Glass, sediada em Remshalden,  o vidro Ornilux possui  um  revestimento especial que ao ser refletido, cria desenhos semelhantes a teias de aranha,  praticamente imperceptível para as pessoas, mas enxergada pelos pássaros.

O Ornilux recebe um revestimento ultravioleta, que forma a figura de um emaranhado semelhante a uma teia, sua única desvantgem é o custo, o valor do metro quadrado da linha Ornilux custa 50% a mais que vidros prórpios para fachadas.  O Ornilux Mikado, versão mais recente do produto, foi premiado no Design Zentrum Nordrhein Westfalen, em Essen, Alemanha. Os juízes do concurso concluíram que a fabricação do vidro utiliza as mesmas técnicas empregadas pelas aranhas, para evitar que os pássaros colidam com suas teias, e as danifiquem.

A ONG americana Wildlife Conservation Society resolveu testar a novidade.  Como experiência, um pedaço do vidro Ornilux foi instalado em uma área do Zoológico do Bronx, em Nova York.  O resultado foi animador, nehum pássaro colidiu nele.

A primeira instalação do vidro Ornilux foi em 2006, na cidade alemã de Plauen.

Fonte: treehugger