Luminária evoca natureza fluídica do gelo

Designer tcheco buscou reproduzir em sua linha de luminárias o exato momento em que a água se congela.

luminarias-de-vidro-lasvit
As texturas e rugas reproduzidas na superfície das luminárias são suficientes para suavizar a luz, criando um belo efeito de iluminação difusa.

 

Diretor de arte da Lasvit, empresa tcheca de lustres e luminárias em vidro, o designer Maxim Velčovský assinou pela primeira vez uma coleção para a empresa. Inspirado pela natureza fluídica do gelo, o designer buscou reproduzir em sua linha de luminárias o exato momento em que a água se congela, ou seja, o momento em que o líquido se torna sólido, fazendo alusão ao maior desafio científico na teoria sobre o estado sólido: a natureza de transição do vidro de líquido para sólido e sua estrutura molecular.

A coleção batizada de Frozen brinca com esse aspecto, criando luminárias em vidro que exploram toda a fluidez e viscosidade desse material único. As peças são fabricadas artesanalmente, despejando o vidro fundido sobre um molde de metal e deixando esfriar.

O resultado são esculturas de vidro “congeladas”, que surpreendem por suas riquezas de detalhes. As texturas e rugas reproduzidas na superfície das luminárias são suficientes para suavizar a luz, criando um belo efeito de iluminação difusa.

luminaria-de-vidro-lasvit
Luminárias Frozen da Lasvit.
lustre-de-vidro-lasvit
Luminárias Frozen da Lasvit.
pendente-de-vidro-lasvit
Luminárias Frozen da Lasvit.
pendentes-de-vidro-lasvit
Luminárias Frozen da Lasvit.
luminarias-em-vidro-lasvit
Luminárias Frozen da Lasvit.