Debora Muszkat apresenta a mostra Rua de Vidro

Fruto da parceria entre a artista e grafiteiros do DE10, exposição propõe uma releitura da arte em vitral

Arte em Vidro por Debora Muszkat - Bola de Vidro
Uma de suas obras mais conhecidas é 'Bola de Vidro', uma estrutura de 2 metros de diâmetro composta por 700 frascos de perfumes

 

Há 25 anos desenvolvendo pesquisas e trabalhos com a arte vidreira, a artista plástica Debora Muszkat apresenta a partir deste domingo, dia 11 de dezembro, no Café Aprendiz, a mostra Rua de Vidro, na qual exibe diversas obras recentes, além de joias criadas pela designer Cristina Nascimento.

A exposição é fruto de um convite de Debora aos grafiteiros do Coletivo DE10 (ex- alunos de um projeto da Associação Cidade Escola Aprendiz). Juntos em seu ateliê no Caxingui, eles criaram técnicas que unem o grafite à linguagem de vitral.

“É o que eu chamo de vitral contemporâneo. O vitral tradicional trata de temas religiosos, fizemos uma adaptação para levar os vitrais para dentro de casa”, conta a artista.

O público poderá encontrar luminárias, vasos, fruteiras, filtros e diversos utilitários como pratos, copos, canecas, petisqueiras e porta-copos, tudo em vidro. As peças têm desenhos especialmente criados por grafiteiros que são aplicados e queimados.

Integrantes do coletivo DE10 como Wagner Possat, Dhaner Reale, Eron Mariano, Elder Evolution, entre outros, testaram o material de diversas maneiras. Chegaram até a construir um forno para elaborarem novas formas de aplicação.

O evento ocorrerá no Café Aprendiz,  no dia 11 de dezembro, domingo, a partir das 13h.

 

Serviço
Nome: ‘Rua de Vidro’
Data e horário: dia 11 de dezembro de 2011, das 13h às 23h.
Local: Rua Belmiro Braga, 186, Vila Madalena
RSVP: (11) 3661-7511

 

Sobre a artista

Graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado/FAAP, em 1986, Debora vem trabalhando com vidro desde 1984. Já realizou workshops no Paço das Artes (SP) e em Campos do Jordão (MG).

Em 1989 fez um curso de especialização em vidro na faculdade Staffordshire Polytechnic na Inglaterra, onde tornou-se especialista em técnicas vidreiras. Entre 2005 e 2011 Debora Muszkat desenvolveu e coordenou o Projeto Oficina do Vidro de capacitação na arte vidreira para população de baixa renda e para portadores de dificuldades especiais, em parceira com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Já participou de mostras no MASP, Centro Cultural Banco do Brasil, Pinacoteca do Estado (na exposição 500 Anos Brasil Design), e teve uma instalação desenvolvida para exposição do programa Metrópolis da TV Cultura (2005).

Em 2006 realizou um projeto de arte-educação desenvolvido para grupo de mulheres de baixa renda, patrocinado pelo grupo Saint-Gobain Sekurit junto ao projeto Oficina de Vidro.

Seu atelier é um verdadeiro laboratório de pesquisa na transformação do vidro, muitas vezes a partir do lixo gerado pelo mercado de consumo (garrafas, frascos, cacos, etc). A artista utiliza este material, desenvolvendo novos usos e criando alternativas de inclusão social e conscientização.

Uma de suas obras mais conhecidas é ‘Bola de Vidro’, uma estrutura de dois metros de diâmetro composta por 700 frascos de perfumes que foi criada para a exposição ‘Poéticas da Natureza’, realizada no MAC/USP em 2008.

Em 2009 se dedicou inteiramente à pesquisa e construção de ‘Transparências’, um mural externo de 170 metros formado por reciclagem de frascos de perfume fabricados pela SGD, grande fabricante de frascos de vidro.

Atualmente está envolvida na produção de uma obra pública a ser instalada no Metro São Bento, em São Paulo, e que será inaugurada em 2012.