21ª Casa Cor Rio expressa conceitos relativos a atemporalidade

Em palacete tombado, mostra carioca de decoração contrasta projetos de vanguarda com elementos originais do casarão

 

A Casa Cor Rio 2011 acontece no Palacete Linneo de Paula Machado, em Botafogo. O prédio da década de 1910, em estilo renascentista francês, foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e teve seu telhado em ardósia, vitrais, pisos em parquê, colunas e azulejos restaurados pela equipe da Casa Cor Rio, tirando o máximo partido dos elementos originais para criar propostas contemporâneas de morar.

O pé-direito alto, as imponentes portas e as boiseries do Palacete imprimem, por si só, uma atmosfera sofisticada e elegante à mostra carioca deste ano. A Casa Cor Rio fica em cartaz de 04 de outubro à 16 de novembro de 2011 e reúne 54 ambientes assinados por 86 arquitetos, decoradores e paisagistas. Os ingressos custam, em média, R$ 35.

Casa Cor Rio 2011 no Palacete Linneo de Paula Machado
Residência da tradicional família Guinle de Paula Machado até 2005, o Palacete Linneo de Paula Machado foi comprado este ano pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e vai virar um centro de cultura e educação que herdará várias das benfeitorias realizadas pela Casa Cor Rio
Living da Casa Cor Rio 2011
Living. Neste espaço de 60 m², Gisele Taranto preservou sancas, boiseries, rodapés e espelhos e ousou na distribuição dos elementos contemporâneos. Como não era permitido interferir nas paredes, Maneco Quinderé, autor do projeto luminotécnico, usou apenas iluminação indireta, com destaque para o conjunto de pendentes Cone Light Large, do designer Tom Dixon (Via Manzoni).
Sala de Jantar da Casa Cor Rio 2011
Sala de jantar. Uma atmosfera elegante toma conta deste ambiente de 82 m² pensado pela arquiteta Paola Ribeiro. Para fazer jus ao espaço, móveis de tamanhos generosos e estilos diferentes. A mesa de jantar, por exemplo, de madeira maciça, tem 5 m de comprimento e recebe 16 poltronas giratórias estofadas de veludo branco. "Toda a extensão dela é iluminada por 13 pendentes que caem do teto revestido de papel de parede preto e branco", conta. A louça é mantida num armário chinês talhado a mão e o quadro com a imagem de um macaco, de Nelson Lerner, leva graça ao espaço.
Lavabo - Boudoir Casa Cor Rio 2011
Lavabo / Boudoir. Inspirados pelo exotismo da Turquia, os arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos envolveram o ambiente com almofadas de seda, baús, potes de ônix, mesas e sofás baixos sobre o tapete Kilim.
Banheiro e Closet Infantis da Casa Cor Rio 2011
Banheiro e Closet Infantil. O espelho recortado como uma peça de quebra-cabeça não deixa dúvidas: tudo aqui foi feito sob medida para agradar aos pequenos. "Cores fortes estimulam as crianças", diz o arquiteto Flávio Hermolin, que aproveitou o pé-direito generoso para criar um rodateto, arrematado com papel de parede listrado. Embaixo, o revestimento é de lambri tingido de branco. O armário suspenso tem porta de vidro jateado amarelo e a bancada de Corian foi moldada em diferentes níveis para atender idades diversas.
Estar do Hóspede da Casa Cor Rio 2011
Estar do Hóspede. Cristais Muranos, almofadas e cortinas em tons de verde e amarelo interferem suavemente na sobriedade deste espaço marcado pelo matiz fendi fechado do tapete de algodão e do papel de parede. "Quis criar um clima de aconchego para o hóspede ler ou ouvir música antes de dormir", diz a arquiteta Lila May Bueno, que apostou também em móveis de estilos diferentes. O sofá de linhas retas faz par com o lustre de cristal ao lado da longa mesa de madeira maciça.
Minicopa da Casa Cor Rio 2011
Minicopa. A escultura com caixas suspensas e fundo espelhado ganha destaque na copa sofisticada idealizada pelas arquitetas Sophia Galvão e Bianca da Hora. Como uma cascata geométrica, ela se une aos armários suspensos, revestidos de laminado branco, junto à bancada de Marmoglass. Na parede, o papel delicado desenha pequenas casas de abelhas, tingindo com um tom levemente rosado o ambiente, que tem ainda uma mesa central redonda.
Champanheira da Casa Cor Rio 2011
Champanheria. Uma estrutura de bambu projetada pela bioarquiteta Celina Llerena acolhe a Champanheira, que tem como base as cores bege e cinza. "Adotamos o colorido nas mesinhas de centro e na estante circular com prateleiras inclinadas", revelam os arquitetos Bernardo Schor e Rogério Antunes. No bar, a parede é cimentada e o balcão de 6 m de vidro fosco é iluminado por um longo pendente de cúpulas de algodão branco - criação da artista plástica Isabela Franciso. A mesma cor aparece nas poltronas e banquetas.
Cozinha da Casa Cor Rio 2011
Cozinha. Sofisticado e repleto de equipamentos modernos, este ambiente atende com conforto ao chef e aos convidados, acomodados na ampla mesa quadrada de jantar de madeira louro pardo catedral. "Esse mesmo material dá forma à estante articulada com duas portas laterais que podem ser fechadas", explica o arquiteto Duda Porto. O teto rebaixado serve de apoio para a coifa e para a iluminação embutida. A bancada do cooktop de Corian na cor cinza e a porta corrediça com TV, que esconde a geladeira e o forno, deixa tudo mais elegante.
Fotogaleria da Casa Cor Rio 2011
Fotogaleria. Placas de espelho de 1 m cada uma revestem a caixa de gesso, de 7 x 8 m, rebaixada do teto. Esse é apenas um dos detalhes do ambiente minimalista que a arquiteta Izabela Lessa criou para expor as fotos clicadas por fotógrafos como Claudia Jaguaribe e João Orleans e Bragança. "Elas estão instaladas em um painel de aço corten suspenso do chão que parece flutuar sobre o piso d 1 e limestone", explica.
Cocktail-Lounge-Bar da Casa Cor Rio 2011
Cocktail Lounge Bar. A irreverência na mistura de materiais e estilos está por todos os lados. Duas cabeceiras de couro branco são usadas como encosto do banco de madeira onde se vê na parede um painel de letras de latão e madeira criado pela capixaba Ana Paula Castro. "Há ainda cinco lustres diferentes feitos de arame e ouro velho retorcidos", conta o arquiteto Jairo de Sender. O fundo da estante da TV estampa placas de espelho bronze, madeira lavia e laca branca. Já a mesa tem tampo de cristal e base de cavalete de acrílico laranja.
Joalheria Casa Cor Rio 2011
Joalheria. Quando fechada, a porta pivotante de vidro parece uma grande vitrine. Aberta, revela todo o interior. "Ela tem paredes e piso em tom de cimento, o que confere a sensação de uma caixa monocromática", avalia Rodrigo Barbosa. Na área central, uma parede de drywall (gesso acartonado) parece flutuar por não atingir o teto e ter rodapé embutido. Ela abriga uma pequena vitrine. O lustre italiano de cristal confere requinte.

 

Antônio Batalha/ Divulgação