Vitrais Ton Geuer

A empresa completa cinquenta anos de arte em vidro e seus trabalhos estão em toda parte

28/09/2010


Homenagem ao artista Ton Geuer - “Todo artista não morre 100%, ele continua vivo em suas obras e isso que mais me emociona, os meus vitrais durarão por décadas”, Ton Geuer

A Vitrais Ton Geuer é uma empresa de origem familiar, nascida das paixões pela arte, beleza e design de ambientes junto a qualidade e criatividade vinda do avô de Ton Geuer, o alemão Henrich Geuer, que iniciou a tradição dentro da família, no final do século XIX, restaurando vitrais para famosa Catedral de Colônia (Alemanha).

Completando em outubro desde ano, meio século de empresa, o ateliê está localizado em Campinas no distrito de Barão Geraldo, bairro sofisticado e ao mesmo tempo simples, retentor de forte cultura folclórica através da lenda do “Boi Falô” e sede de dois dos principais pólos de pesquisa, tecnologia e saúde do país: a Unicamp e o Laboratório Sincontron.

Dando continuidade aos 6 mil projetos que já foram entregues em várias regiões do nosso país e até internacionalmente, a empresa é administrada pela filha de Ton, Mathilda Geuer Simmelink e pela neta do holandês radicado em Campinas, Cristina Geuer S. Chaim que dedicam-se diariamente a produção de inúmeras aplicações de vitrais que podem ser distribuídas desde clarabóias, lustres, janelas, portas, painéis de sinalizações comerciais, biombos, tampos de mesa, porta retratos, entre outros projetos que o cliente possa imaginar.

Todo trabalho conta com a participação e supervisão de Ton, que completa 90 anos em dezembro de 2010 e alguns podem ser apreciados em diversas igrejas católicas e evangélicas, como Divino Salvador (no Cambuí), Paróquia São José (Vila Industrial), Paróquia Santa Isabel (Barão Geraldo), Nazareno (Centro de Campinas); no Royal Palm Plaza Hotel e Resort, nas cúpulas do Bar do Jockey Club de Campinas, painel “Vento” na Expoflora, entre outros diversos projetos residenciais em condomínios, a exemplo de Alphavile, Rio das Pedras e Barão do Café.

A Arte em vidro dos vitrais Ton Geuer

O artista

Ton Geuer, holandês nascido em 1920, radicado em Campinas, tornou-se referência na confecção de vitrais e mosaicos, transformando cacos de vidros coloridos e de texturas diferentes unidos por chumbo em obras de arte.

Seus trabalhos são apontados como sinônimo de qualidade e podem ser apreciados no Bar do Jockey Club de Campinas, Royal Palm Plaza Hotel e Resort (projeto do arquiteto Sergio de Oliveira), no painel “Vento“ exposto na Expoflora em Holambra, em algumas igrejas da cidade e do Brasil todo como, por exemplo, Nossa Senhora de Fátima, Santa Isabel, Capela do Liceu e do Colégio São José, duas janelas da Capela da Puc Campinas (projeto de Claudio Pastro) e em diversas concepções particulares em quase todos os condomínios da região de Campinas, incluindo Alphaville, Duas Marias, Rio das Pedras, Barão do Café, entre outros, distribuídos, também, nacionalmente, como Alphaville São Paulo, residencial Acapulco, no Guarujá, entre outros.

Hoje quem dá andamento e garante essa tradição secular, é sua quarta e quinta geração, representada por sua filha e neta, uma equipe que está há anos na empresa e, é claro, pelo próprio Ton Geuer que coordena toda a criação artística dos vitrais.

Aqueles que querem conhecer mais sobre a empresa e trabalhos podem fazer uma visita no ateliê localizado em Barão Geraldo, na Rua José Martins, 1.549. Como ponto de referencia para encontrar a empresa mais fácil, indicamos a própria fachada, repleta de vitrais e mosaicos

O Vitral

Segundo a história, o vidro – que além da proteção ainda providencia luz nos ambientes – começou a ser utilizado para a confecção de vitrais, a partir da idade média, na Europa e que com o passar do tempo, a medida que a arquitetura foi se aperfeiçoando, foi descoberto que era possível pintar seus pedaços para obter figuras, desenhos e outros detalhes com sombreamento (“grisaille”), sendo os fragmentos que constituíam os primeiros vitrais com essa técnica, os da cabeça de Cristo na Abadia de Lorsch, Alemanha, século IX.

O tempo foi passando e o número de adesão aos vitrais foi subindo também, a Igreja Católica, por exemplo, começou a utiliza esta técnica não só para embelezar os templos, mas, principalmente, difundir o cristianismo usando-os como catequese através de imagens representativas dos testamentos, pois naquela época pouca gente sabia ler. Os dados indicam que só a partir do século XIX é que o vitral começa a se desvincular do caráter temático religioso para também optar por efeito decorativo, tornando-se grande aliando daqueles que buscam efeitos mais ricos e uma decoração mais completa.

O desenvolvimento de novas tecnologias permite que os pequenos pedaços de vidro que reunidos formam imagens de encher os olhos de qualquer pessoa, diferentemente do passado ocupem um lugar de destaque, mantendo-se como um material de inúmeras aplicações, cada vez mais utilizado em todas as atividades e empreendimentos que significam beleza, modernidade e inovação.

Nos dias de hoje, a utilização de vitrais deixou de ser característica das igrejas. Cada vez mais, famílias investem na decoração de variação infinita, que mistura cores, formas, texturas e personalidade.

Permitindo a entrada da luz sem tirar a privacidade, os vitrais têm feito sucesso em residências clássicas e rústica, agradando aos estilos mais diferentes através do uso de cores vivas, claras ou apenas com texturas. Empresas, clínicas, hotéis, residências, restaurantes e outros. Em qualquer tipo de construção, a arte dos vitrais aplicada com bom gosto torna o ambiente claro e aconchegante, enfeitando e agradando os olhos de quem vê. Os vitrais Ton Geuer são produzidos de acordo com as características do local e do gosto do cliente, se adequando as suas necessidades e surpreendendo com formas únicas e personalizadas que a marca carrega há décadas.

Os vitrais podem ser aplicados em portas, janelas, mesas, caixas, luminárias, biombos e outras diversas possibilidades. Para decorar ou para presentear, a arte de Ton Geuer é uma excelente opção!

Painel de vitrais exposto no parque central de Holambra

A Arte em vidro dos vitrais Ton Geuer

A Arte em vidro dos vitrais Ton Geuer

Vitrais Ton Geuer

A Arte em vidro dos vitrais Ton Geuer

Fonte: Vitrais Ton Geuer – www.vtg.com.br