Zaha Hadid vence Prêmio Stirling Prize pelo segundo ano consecutivo

Com projeto da escola londrina Evelyn Grace Academy, arquiteta surpreende e pela primeira vez uma instituição de ensino vence o prêmio de arquitetura

Projeto da Escola Evelyn Grace Academy, em Londres, por Zaha Hadid, Vencedor do Prêmio RIBA Stirling Prize 2011
O júri descreveu o edifício como um “zigue-zague altamente estilizado em aço e vidro”

 

Com o projeto da escola The Evelyn Grace Academy, em Londres, a arquiteta britânica Zaha Hadid, que possui ascendência iraquiana, venceu o Prêmio de Arquitetura Stirling Prize 2011, organizado pelo Royal Institute of British Architects (RIBA). Esta foi a primeira vez que uma escola foi celebrada com o prêmio e o segundo ano consecutivo do escritório Zaha Hadid Architects (ZHA), que no ano passado foi escolhido com o projeto do MAXXI – Museu Nacional das Artes do Século XXI, em Roma.

Considerado um dos maiores troféus da arquitetura mundial, o Stirling Prize, que leva o nome do britânico James Stirling, um dos arquitetos mais influentes do século XX, foi entregue no início do mês pela RIBA, em Londres. O título de “Building of the Year” (Edíficio do Ano), reconhece a obra arquitetônica de maior destaque construída por arquitetos britânicos no Reino Unido ou qualquer outro país da União Europeia.

O nome de Zaha Hadid teria surpreendido a muitos, uma vez que o velódromo olímpico, projetado pelo escritório de arquitetura Hopkins, era apontado como o favorito ao prêmio. Na lista de concorrentes estava ainda o renovado Royal Shakespeare Theatre, em Stratford-upon-Avon.

Depois de sete escolas terem constado na lista de finalistas ao RIBA Stirling Prize, no valor de 20 mil libras (cerca de 23 mil euros), este ano a The Evelyn Grace Academy, tornou-se a primeira construção do gênero a ser premiada. O júri descreveu o edifício como um “zigue- zague altamente estilizado em aço e vidro” que “faz com que os estudantes corram pela escola todas as manhãs”.

Angela Brady, presidente da RIBA e que presidiu ao júri, elogiou a forma imaginativa como Zaha Hadid desenhou o projeto, que foi “habilmente inserido num local extremamente apertado”.

Com 11 mil metros quadrados, o espaço foi projetado para acomodar quatro escolas e um total de 1200 alunos. As “escolas dentro da escola” estão organizadas horizontalmente para evitar a circulação dos alunos entre os andares, sendo que as duas escolas do ensino fundamental ocupam o primeiro e o segundo andar, enquanto as outras duas do ensino médio ficam no terceiro piso. As instalações desportivas e outras, como laboratórios, ficam no térreo.

Embora cada escola tenha acesso independente, todas podem ser acessadas pelo sistema de circulação central, que passa pela entrada principal. Uma das características mais elogiadas pelo júri é o aproveitamento do espaço, no qual destacam a construção da pista de atletismo projetada no meio da escola e que passa por baixo de uma ponte que une o edifício.

“A The Evelyn Grace Academy é um exemplo excepcional do que pode ser conseguido quando investimos cuidadosamente num bem desenhado edifício escolar”, disse Angela Brady à BBC.

Para Zaha Hadid ser premiada com uma escola é a prova de que a arquitetura tem um impacto no bem-estar e na educação. “Eu penso que não há dúvidas de que o ambiente tem um impacto em toda a gente, seja numa escola, em casa ou nos hospitais. O bem-estar e a arquitetura estão ligados, não há dúvida”, disse à BBC Zaha Hadid, que em 2004 tornou-se na primeira mulher a vencer o Pritzker, considerado o Nobel da Arquitetura.

A arquiteta já havia sido indicada anteriormente por três outros projetos: em 2008, com a estação teleférica de Nord, na Áustria; em 2006, com o centro de ciências Phaeno, em Wolfsburg, na Alemanha; e em 2005 com o edifício central da BMW, em Leipzig, também na Alemanha.

Projeto da Escola Evelyn Grace Academy, por Zaha Hadid, Vencedor do Prêmio RIBA Stirling Prize 2011
Primeiro projeto da arquiteta iraquiana Zaha Hadid concluído na Inglaterra, a escola de ensino fundamental e médio Evelyn Grace Academy abriu suas portas em outubro de 2010, no subúrbio de Brixton, sul de Londres, com o objetivo de fomentar a revitalização urbanística da região e a inserção social dos jovens da comunidade local, formada por imigrantes de ex-colônias da África e Caribe
Pista de Atletismo da Evelyn Grace Academy, por Zaha Hadid, Vencedor do Prêmio RIBA Stirling Prize 2011
O prédio foi desenvolvido e construído para ser a nova sede da escola Evelyn Grace Academy, fundada pelo governo britânico e operada pela organização sem fins lucrativos ARK (Absolute Return for Kids). O desafio da equipe do ZHA era claro: unir quatro escolas em um prédio só, preservando, no entanto, a independência e identidade de cada uma das instituições, num terreno apertado, de cerca de 11 mil m², localizado em um bairro essencialmente residencial da capital britânica
Evelyn Grace Academy, em Londres, por Zaha Hadid, Vencedor do Prêmio RIBA Stirling Prize 2011
Os ambientes de cada escola são espaçosos e funcionais e foram concebidos de modo que o uso da iluminação natural fosse o mais eficiente possível. Na área externa, espaços de convivência tem o objetivo de integrar as escolas e unir os alunos

 

Via architecture