Cobertura de vidro Spider Glass

A redução de perfis de alumínio horizontais para estruturar a cobertura permite que os vidros e a paisagem circundante fiquem em destaque.

cobertura-de-vidro-spider-glass-coluna-autoportante-de-vidro-laminado-triplo

Cada vez mais arquitetos e engenheiros vêm apostando em coberturas de vidro para inundar os interiores com luz natural. Incolor ou colorida, a solução confere um complemento contemporâneo ao ambiente, criando uma espécie de moldura do céu.

Mas uma nova forma de especificação deste produto vem ganhando espaço em obras de alto padrão. Trata-se das Coberturas de Vidro Spider Glass com colunas autoportantes em vidro multilaminado. Este arrojado sistema de envidraçamento estrutural, muito especificado em fachadas comerciais, é composto por garras articuladas de inox que sustentam os painéis de vidro. O nome Spider Glass vem justamente do fato destas garras se assemelharem a aranhas.

Para este sistema o vidro tem que ser temperado laminado, para suportar a tensão nos furos que entrarão as garras. A grande flexibilidade das garras é obtida por um parafuso com rótula interna, que permite que o plano de vidros flexione livremente sob ação dos ventos. Estas rótulas impedem o surgimento de tensões nos pontos de fixação dos vidros quando estes são submetidos a esforços.

A utilização de colunas autoportantes em vidro laminado temperado triplo, reduz os perfis de alumínio horizontais utilizados para estruturar a cobertura, permitindo que os vidros e a paisagem circundante fiquem em destaque. Apesar de possuir um coeficiente de segurança elevado, sua estrutura quase etérea, proporciona uma certa sensação de vertigem aos que se aproximam. Para os arquitetos e designers de interiores a graça está justamente na ideia de uma estrutura que parece se desmaterializar.

cobertura-de-vidro-spider-glass-coluna-autoportante-de-vidro-triplo

 

cobertura-de-vidro-spider-glass-coluna-autoportante-de-vidro-multilaminado