Wysips – película fotovoltaica para smartphones

Semelhante a um protetor de tela, tecnologia Wysips permite carregar celulares com energia solar

WYSIPS-Película fotovoltaica celular
O WYSIPS pode ser integrado em displays, vidro e plástico

Com seis horas de exposição solar será possível, num futuro próximo, carregar celulares, e mesmo computadores, utilizando um “protetor de tela” especial. O dispositivo chama-se WYSIPS e estará no mercado, segundo informações da companhia francesa de mesmo nome, em 2012.

A ideia é simples e direta: coloca-se uma película transparente na tela do smartphone ou celular e esta por sua vez se encarrega de carregar a bateria do aparelho. Não há muito mistério nisso: a película transparente na verdade é uma célula fotovoltaica que transforma a luz em energia – tarefa efetuada de forma similar pelos painéis solares instalados em casas e empresas.

Mesmo tendo apenas 100 micra de espessura, o que a torna praticamente invisível, a película é tão eficiente que chega a ser capaz de recarregar a bateria de um aparelho celular por completo em aproximadamente 6 h de exposição à luz. Para termos uma idéia da eficiencia, são aproximadamente 30 minutos de conversação recarregados por hora de exposição à luz, praticamente três vezes mais rápido do que os tradicionais cases com painéis solares que encontramos no mercado.
A empresa também adianta: a película não interfere na usabilidade de aparelhos touchscreen. Esta genial ideia estará comercialmente disponível em até 12 meses e segundo o representante da Wysips informou, as células deverão custar até um dólar.

 

Tecnologia Wysips

A tecnologia consiste em alternar na película faixas de células solares com uma superfície lenticular, um sistema semelhante aos utilizados pelas telas 3D, em que não são necessários óculos, ou seja, as imagens holográficas.

WYSIPS são as iniciais de What you see is photovoltaic surface, ou seja, o que se vê é uma superfície fotovoltaica. Na verdade, esta superfície tem a vantagem de ser invisível.

Segundo a companhia, esta é mesmo a primeira película fotovoltaica transparente. Desta forma, o material atua na absorção de energia sem cobrir o objeto que envolve.

A publicação online especializada em tecnologia – Engadget – testou o dispositivo e confirma que funciona. Na experiência, foram gerados, aproximadamente, entre 1,2 e 2,5 volts.

O inventor da WYSIPS, tecnologia que está sendo desenvolvida desde 2004, é Joël Gilbert, um astrofísico especializado na área da energia solar. O pesquisador inspirou-se no processo holográfico utilizado, por exemplo, em capas de livros. A ideia foi simples: substituir uma das imagens por faixas fotovoltaicas.

O WYSIPS pode ser integrado em telas, vidro e plástico, tornando o material fonte de energia fotovoltaica. Celulares, computadores, roupas, livros, carros e mesmo casas poderão produzir energia.

Fonte: cienciahoje / culturalize