Aprimorando a tecnologia sem toque, pesquisadores alemães desenvolveram uma vitrine interativa capaz de interpretar os movimentos dos clientes
Apresentado na semana da informática de Hannover, na Alemanha, a plataforma Interactive Window Shopping, desenvolvida pelo instituto alemão de pesquisas Fraunhofer, trabalha com quatro sensores infravermelhos que interpretam os movimentos do consumidor que estiver em frente à loja. Dali mesmo, o cliente pode avaliar quais itens estão disponíveis, além de checar opções tamanho, cor e comparar preços.
Se o produto interessar, é possível aumentá-lo e rodá-lo na tela com um sutil movimento das mãos. O mesmo vale para checar detalhes de acabamento e, por fim, colocar no carrinho virtual para efetuar o pagamento dentro da loja.
Tudo sem tocar em nada, nem mesmo na tela, que apresenta os dados na já manjada interface de “carrossel visual” (presente no menu dos Macs, por exemplo).
O monitor fica dentro da loja, atrás do vidro que separa o estabelecimento da rua. Isso tudo graças ao aprimoramento da tecnologia “touchless” (sem toque), vista por analistas de mercado como herdeira do “touchscreen” (presente nas telas sensíveis ao toque, como a do iPad).
Segundo o instituto que criou o sistema, a interface pode ser empregada em monitores de quaisquer tamanhos e materiais. Os pesquisadores veem neste tipo de aparelho uma boa oportunidade para lojistas mostrarem seus catálogos mesmo quando os estabelecimentos estiverem fechados.
Fonte: Folha.com