Lançado pela Glaverbel em 2007, vidro destrói 99,9% de todas as bactérias presentes em sua superfície
Um grande problema de saúde pública são as infecções hospitalares. Estatísticas mostram que 50 000 pessoas morrem anualmente na Europa, vítimas de conseqüências de doenças com essa origem. Essa quantidade é superior ao número de mortos, no mesmo período, em acidentes automobilísticos naquele continente.
Muitas infecções hospitalares podem ser prevenidas. Implementação de práticas de higiene consegue reduzi-las significativamente, porem não são suficientes para resolver o problema. Profissionais da saúde buscam então constantemente novos meios de atacar a crise e concluíram que medidas relativas à arquitetura dos hospitais são essenciais.
Pesquisas mostram que apenas cinco segundos de contato com uma superfície contaminada são suficientes para se apanhar 99% das bactérias presentes na mesma.
Os vidreiros, sempre preocupados em inovar e adicionar valor ao seu milenar produto desenvolveram então um vidro que destrói 99,9% de todas as bactérias presentes em sua superfície.
Este tipo de vidro pode então se tornar um importante instrumento na redução da carga bacteriana de superfícies em ambientes onde a esterilidade é essencial.
O funcionamento deste produto é bastante simples. Sua ação é baseada na prata que é aplicada na superfície de vidro plano comum como um tratamento superficial. Íons deste metal interagem com as bactérias afetando seu metabolismo e mecanismo de reprodução.
Este vidro foi lançado pela empresa Glaverbel com o nome comercial AntiBacterial Glass® em setembro de 2007.