Futurista e ao mesmo tempo resistente, protótipo já arrecadou mais de 118 mil dólares de usuários da internet
O portal Kickstarter, mundialmente conhecido por estabelecer uma ponte entre potenciais investidores e produtos conceituais, apresentou o ousado projeto do engenheiro Jason Giddings de lançar no mercado um teclado e um mouse multi-touch inteiramente em vidro, sem teclas.
Com um design futurista, o teclado e o mouse são basicamente definidos por uma tela de vidro curvo e temperado, preso à uma base de metal. Aparentemente frágil, o conjunto é resistente a líquidos e pequenas quedas.
O invento utiliza uma tecnologia de tela sensível ao toque conhecida como FTIR (Frustrated Total Internal Reflection). Nela, LEDs infravermelhos posicionados em uma das bordas do vidro emitem uma luz, que é refletida ao longo de toda a sua superfície.
Quando algum ponto do vidro é tocado (que represente uma tecla), a propagação do sinal luminoso é cortado neste ponto desviando o plano da luz para baixo e permitindo a leitura por uma câmera, instalada na base de metal. Então um software multi-touch determina a localização do toque e envia a informação para o computador.
A grande vantagem de uma tela multi-touch, ou multitoque, é a capacidade de reconhecer toques simultâneos (como um teclado comum), além de possibilitar dar zoom e girar imagens sem a necessidade de cliques.
Giddings esperava arrecadar no Kickstarter 50 mil dólares até o primeiro dia de janeiro de 2012, quantia necessária para dar início ao projeto, mas já recebeu mais de 118 mil dólares, tudo doado por usuários do site. Mas mesmo assim, o produto ainda não tem nome e nem valor definido, e não há previsão de quando pode ser lançado no mercado.
Aporte de capital de terceiros
O Kickstarter é um portal com um funcionamento simples e objetivo. Nele, os usuários postam seus projetos e aguardam para que os outros usuários contruibuam caso gostem da ideia. As propostas são as mais diferentes possíveis e arrecadam valores inimagináveis de pessoas estranhas.
Alguns usuários, além da certeza de ter aquela ideia tornada realidade, acabam recebendo uma amostra do produto que ajudaram a tirar do papel com seu financiamento.