Descoberta possibilitará displays de LED 400 vezes maiores a partir de um vidro comum
A Samsung anunciou que os engenheiros do Samsung Advanced Institute of Technology, estão trabalhando em uma tecnologia muito avançada de telas de LED, que irão permitir a produção de displays gigantes utilizando vidro comum.
De acordo com o The Korean Herald, estes pesquisadores conseguiram criar um substância chamada “nitrato de Gálio cristalino em vidro amorfo” – esta estrutura cristalina irá permitir criar produtos com telas maiores, utilizando componentes mais baratos. Ou seja, a empresa será capaz de produzir mega painéis de LED para as telas de seus televisores utilizando um vidro transparente.
Tecnologia LEDs
O que se chama de “tela LED” hoje em dia é na verdade uma tela de LCD, ou cristal líquido. O LED (light emitting diode ou diodo emissor de luz) não e responsável pela geração da imagem, e sim pela iluminação traseira do cristal líquido – este sim é que desenha as imagens na tela. Há centenas de LEDs de luz branca na parte de trás do display só para iluminá-lo. Os televisores e monitores “que não são LED” são também de LCD, mas iluminados por uma lâmpada fluorescente comum.
Já a tecnologia elaborada pela Samsung permite que se crie displays cuja imagem seria formada pelos próprios LEDs, dispensando o LCD. O telão com LEDs poderia servir tanto para iluminação como para mostrar imagens. Além disso, como o substrato dos LEDs não é mais feito de safira, e sim de vidro, que é muito mais barato de se fabricar, e tem uma transparência tal que pode ser usado também como janela comum, para permitir a iluminação natural.
A Samsung afirma ainda que devido a esta redução nos custos de fabricação, a nova tecnologia também poderá oferecer telas diferenciadas para o ramo publicitário (como outdoors e telas em paredes de vidro, por exemplo).
Segundo o The Next Web, com o novo processo de fabricação dos displays será possível aumentar em até 400 vezes o tamanho das telas de LCD+LED disponíveis no mercado hoje. A empresa acredita também que em dez anos os painéis de vidro dos displays terão o dobro de claridade dos display de LCD+LED atuais.
A Samsung afirmou que a tecnologia ainda deve levar pelo menos uma década para estar disponível no mercado.
Fonte Geek