Alimentadas apenas pela luz ambiente, telas AMOLED permitem olhar através delas como se fossem um vidro
A Samsung inaugura uma nova forma de produzir telas ao anunciar a produção em massa de displays transparentes alimentados apenas pela luz ambiente, sem necessidade de lâmpadas de backlight.
Disponíveis tanto em versões a cores quanto em preto e branco, os displays têm 22 polegadas, resolução de 1680×1050 pixels e taxa de contraste de 500:1.
A tela tem uma taxa de transparência tão alta que permite a uma pessoa olhar através do painel como se fosse um simples vidro. Além disso, conforme a Samsung, o display consume 90% menos eletricidade em relação a um LCD convencional, uma vez que gera energia através da iluminação ambiente, utilizando, por exemplo, a luz solar.
“Displays transparentes terão uma vasta gama de opções de uso em todas as áreas da indústria como uma ferramenta eficiente de oferecer informação e comunicação”, afirma Younghwan Park, vice-presidente sênior da divisão de LCD da companhia. “Com a primeira produção massiva do painel LCD transparente, a Samsung planeja liderar esse mercado ao desenvolver várias aplicações”, projeta o executivo.
A Samsung ainda promete incluir as interfaces HDMI e USB nos novos painéis. Segundo a empresa, possíveis usos para a nova tecnologia incluem anúncios e outdoors, bem como ferramentas interativas de comunicação em escolas e corporações.
Fonte: adrenaline