O projeto foi apresentado por alunos do IMT durante o Eureka 2010
21/10/2010
Nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2010, foi realizado o Eureka 2010, evento para a apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso dos estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). A coordenadora do curso de Engenharia Civil do IMT, Cássia Silveira de Assis, destaca que os projetos são realizados tanto para leigos, de forma com que eles entendam seu interesse social, quanto para especialistas, que podem se interessar pelos trabalhos: “vários empresas demonstraram interesse em projetos de alunos de todos os cursos”, comenta.
Entre os principais trabalhos, estava a criação de um robô escalador de fachadas prediais de vidro. O equipamento de movimentação vertical, que pode realizar desde a limpeza das fachadas até a instalação de anúncios publicitários, é sustentado por ventosas e controlado por um Controlado Lógico Programável (CLP).
Outro projeto de destaque é um estudo sobre a viabilidade econômica da iluminação com tecnologia LED (Light-emitting Diode). Segundo Felipe Pantazis, um dos integrantes da equipe que desenvolveu o projeto, “a instalação do sistema de LED é mais cara, mas, em apenas um ano, já se tem o retorno financeiro, devido à economia de energia e durabilidade do produto, que é maior do que as lâmpadas fluorescentes e incandescentes”.
Em outro projeto, alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação apresentaram um programa desenvolvido por eles para celular que comanda, via bluetooth, várias atividades em uma casa, como abertura e fechamento de cortinas, acionamento de alarme etc. Segundo Rodolfo Tobara Testi, integrante do grupo, “há a possibilidade da extensão do programa para atividades como abertura e fechamento de portas e janelas, facilitando a acessibilidade de pessoas com pouca mobilidade”.
Fonte: Piniweb