Ainda que sem grandes alterações visuais externas, novos MBPs virão com trackpad Multi-Touch de vidro, display LED widescreen e teclado preto retroiluminado
Como previsto, a Apple acaba de anunciar a nova linha de MacBooks Pro — agora com portas “Thunderbolt” I/O (E/S em português — entrada e saída) de alta velocidade, câmeras FaceTime HD e novos processadores da Intel dual e quad-core (dois e quatro núcleos), baseados na arquitetura Sandy Bridge. De acordo com a empresa, a linha é “até duas vezes mais rápida que a antecessora”.
As novas máquinas não utilizam mais chipsets gráficos da NVIDIA: o modelo de 13 polegadas é equipado com uma placa gráfica integrada Intel HD 3000, só que com 384MB de memória compartilhada para vídeo (antes, eram 256MB). Já os modelos de 15 e 17 polegadas utilizam chipsets AMD Radeon.
A porta Thunderbolt (aka Light Peak, da Intel — porém desenvolvida em parceria com a Apple) utiliza mesmo a interface da Mini DisplayPort. Ela serve tanto para a conexão de monitores externos quanto para transferência de dados em alta velocidade, chegando a 10Gbps. No futuro, a tecnologia poderá atingir até 100Gbps.
Os novos MBPs também vêm com câmeras FaceTime HD embutidas, triplicando a resolução das antigas iSight (agora em 720p). Elas são ótimas para vídeo-chamadas widescreen em alta definição, principalmente com o recém-lançado FaceTime 1.0 para Mac. O software custa US$1 para meros mortais, mas compradores dos novos laptops não precisam se preocupar com isso.
Ainda não foi desta vez que a Apple mudou o visual externo dos MBPs, ainda que eles continuem modernos com suas carcaças unibody de alumínio, trackpad Multi-Touch de vidro, display LED widescreen e teclado preto retroiluminado.
“O novo MacBook Pro traz processadores dual e quad-core de nova geração, gráficos de alta performance, tecnologia Thunderbolt e FaceTime HD para o ótimo design amado por nossos consumidores profissionais”, afirmou Philip Schiller, vice-presidente sênior de marketing mundial de produtos na Apple. “A Thunderbolt é uma nova tecnologia de I/O revolucionária que proporciona impressionantes 10 gigabits por segundo e pode suportar qualquer padrão I/O importante, o que é ideal para o novo MacBook Pro.”
Mais uma vez, a Apple caracteriza seus novos MBPs como a linha de notebooks “mais verde” já fabricada por ela, conquistando o selo EPEAT Gold e atendendo aos requerimentos Energy Star 5.0.
O MBP de 13″ começa em US$1.200 nos Estados Unidos, trazendo processadores Intel Core i5 e i7 dual-core de até 2,7GHz e placa Intel HD Graphics 3000. Já os mais poderosos, de 15″ e 17″, trazem chips Core i7 quad-core de até 2,3GHz e gráficos AMD Radeon HD com até 1GB de memória de vídeo para alta performance em jogos, edição de vídeo profissional e aplicativos que façam uso intenso de gráficos.
Fonte: macmagazine