Patenteado pela Apple, invento descreve mouse com tela multi-touch feita com surpreendente vidro colimado
Em breve, a Apple apresentará algumas das novidades patenteadas recentemente. A primeira delas diz respeito a um mouse, possivelmente uma futura versão do Magic Mouse. Contando com superfície em um vidro especial na parte de baixo e uma tela integrada na parte de cima — possivelmente OLED —, o novo dispositivo deve ser um periférico de entrada e saída de dados.
A ideia principal é que o novo mouse possibilite ao utilizador ter maneiras mais fáceis de interagir com os programas. O conceito parece ter vindo da maneira como o iPhone é controlado e assim, o mouse pode ter uma atuação parecida nos computadores.
Quando em atuação, este mouse poderá exibir imagens (no display localizado na parte superior) enviadas pelos aplicativos. Por exemplo: caso você esteja utilizando a Apple’s Numbers, o mouse pode exibir um teclado numérico, já se você abrir o Apple’s Pages, o dispositivo exibe textos. Tal funcionalidade deve se aplicar a outros softwares.
Além disso, o novo mouse da Apple deve ser capaz de “visualizar” o conteúdo que está abaixo dele — assim como um scanner. A superfície de baixo é construída por um material diferente, chamado vidro colimado.
Esse material seria constituído por um agregado organizado de fibras ópticas que pode revestir superfícies curvas e atuar como uma lente de aumento. Só que essa não é a única vantagem do vidro colimado: as propriedades dele fariam com que as imagens formadas não parecessem estar atrás de uma superfície transparente, mas sobre ela.
Logo, com um arranjo de pixels na base, o vidro serviria para ampliar imagens; a adição de um arranjo de sensores no topo transformaria o mouse num dispositivo com tela multi-touch. O resultado? Um rato (ou trackpad) que pode ser, ele mesmo, um pequeno computador com interface própria e muito mais funcionalidades. A mesma tecnologia poderia ser aplicada ainda a iPhones e iPods touch.