Novo tablet da Samsung traz recurso que permite abrir vários aplicativos ao mesmo tempo na tela e resgata a caneta do tipo stylus, tornando a escrita algo mais pessoal.
A Samsung anunciou na semana passada, em um evento nos EUA, o lançamento do Galaxy Note 10.1, um tablet equipado com a mesma tecnologia de caneta encontrada no Galaxy Note 5.3, que era um híbrido de smartphone e tablet.
O novo aparelho, que não possui recursos de telefonia e rodará com a versão 4.0 da plataforma Android, chamada de Ice Cream Sandwich, conta com tela de 10,1 polegadas, o dobro do tamanho do Note 5.3, e um formato 16:10, gerando uma resolução de 1280 x 800.
Mas o grande destaque do Note é a caneta stylus, chamada de S Pen pela Samsung, que traz aos usuários várias possibilidades para o uso em aplicações como o Photoshop Touch, da Adobe, que vem pré-instalado no tablet.
A S Pen permite desenhar ou realizar tarefas na tela de vidro que exijam precisão de movimento, simulando a sensação de escrever no papel. Ela interage com o tablet através de radiofrequência, permitindo um controle muito mais preciso de sua posição em relação à tela, diz a empresa.
Outra novidade do modelo é o recurso multiscreen, que possibilita abrir vários aplicativos ao mesmo tempo, dividindo a tela. “Os usuários podem ver páginas na web ou vídeos, ou abrir outros aplicativos enquanto escrevem ou desenham ideias com a caneta na outra metade da tela”, informou a Samsung no comunicado à imprensa.
A tela dividida é possibilitada pelo processador de quatro núcleos (quad-core de 1.4GHz) produzido pela Samsung e pela memória RAM de 2 GB. Analistas disseram que esta capacidade do Note é pensada para atrair profissionais de educação e executivos, estratégia adotada para atingir um público segmentado e diferente do iPad, que já domina cerca de 70% do mercado mundial de tablets.
Estarão disponíveis modelos com 16 GB, 32 GB e 64GB de espaço interno, com a possibilidade de expandir o espaço por meio de cartão microSD.
O novo Galaxy Note pesa pouco menos de 597 gramas e tem 8,9 mm de espessura. Além disso, ainda conta com duas câmeras, uma traseira de 5 MP com flash e uma frontal de 1.9 MP.
Um modelo de 16 GB custa, nos EUA, US$ 499, e o modelo de 32 GB sai por US$ 549. De acordo com a assessoria de imprensa da Samsung, o Galaxy Note 10.1 vai iniciar suas vendas no Brasil ainda este ano.