Muito utilizado em pisos, fachadas e guarda-corpos, vidro une a segurança do laminado com a resistência do temperado
Antes, se um arquiteto especificasse vidro laminado para um guarda-corpo de escada, havia o risco de tanto na instalação, quanto durante os primeiros dias de uso, o vidro “abrir” (assim como nos para-brisas de carros).
Mas se utilizasse vidro temperado, ganhava em resistência e transparência, já que para a instalação bastaria apenas as sofisticadas garras ou botões de inox, sem a necessidade de perfis em alumínio. Mas criava o risco de em caso de quebra, proporcionar um “banho” de cacos de vidro para os que estivessem em baixo.
A grande vantagem do laminado temperado é unir a resistência mecânica do vidro temperado, que chega a ser cinco vezes mais forte que o comum, com a segurança do vidro laminado, que em acidentes mantém os cacos de vidro colados e compactados.
O vidro conquistou seu espaço na arquitetura residencial, corporativa e em instalações cada vez mais ousadas. O material ganha destaque nos pisos, coberturas, fachadas, escadas e janelas, oferecendo tecnologia avançada. Porém, é preciso estar atento se toda esta ousadia está acompanhada de segurança.
Segundo a Divinal Vidros, empresa com larga experiência no ramo de vidros para a construção civil, a norma da ABNT determina que todos os vidros de segurança na versão não autoportantes, sejam necessariamente laminados, conferindo, dessa forma, mais segurança aos usuários. Entretanto, com a tendência da arquitetura de valorizar a transparência nas construções, os vidros laminados e temperados ao mesmo tempo têm despertado a atenção dos profissionais do setor para utilizarem estes vidros no sistema autoportantes, sem caixilhos, fixados somente por ferragens.
No vidro laminado temperado, o material passa por dois beneficiamentos: laminação e têmpera, processos que transformam o vidro em auto-portante, oferecendo, assim, a segurança necessária para que se possa fixá-lo apenas o com uso das ferragens, sem a utilização de caixilhos, contribuindo para a valorização da transparência nas obras.
De acordo com Fernando Passi, sócio-diretor da Divinal Vidros, o vidro laminado temperado é a bola da vez da arquitetura, principalmente quando se trata de vidros para fachadas e guarda-corpos em varandas, complementa o diretor.