Com venda de cerveja em alta, O-I Brasil projeta aumento na produção de embalagens de até 30%
Com a chegada do verão, as vendas de cervejas apresentam expressivo crescimento em comparação a outras épocas do ano. O Brasil está entre os quatro maiores fabricantes de cerveja do mundo, com um volume anual de cerca de 10,34 bilhões de litros (dados do Sindicerv – Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja em pesquisa de 2007).
Essa sazonalidade do mercado de cervejas impacta também no setor de embalagens. Entre os meses de novembro a março, a produção da O-I Brasil aumenta em até 30%.
E quando se trata de embalagem, o vidro é o material que mais tem inovado em termos de design e opções de consumo. Atualmente, o setor cervejeiro possui aproximadamente nove tamanhos de embalagens com volumes variando entre 250ml e1L, e a Owens-Illinois Brasil cobre todo esse range.
A mais recente iniciativa da empresa para acompanhar as tendências de consumo foi o desenvolvimento da garrafa de 250 ml, que além dos benefícios agregados ao vidro, como a preservação do sabor natural do produto, tem características igualmente importantes como design da garrafa. O principal deles é o custo/benefício das garrafinhas de 250 ml, pois comparando produtos da mesma marca com diferentes tipos de embalagem, é possível comprar aproximadamente 45% a mais de cerveja para cada R$ 1,00 gasto. Outro benefício das garrafas de 250 ml é que, por serem menores, mantêm a bebida na temperatura ideal para o consumo.
“É uma tendência do mercado brasileiro segmentar o público consumidor de cervejas por meio de suas embalagens”, afirma João Eder, gerente de negócios da O-I Brasil, ressaltando que atualmente 70% das embalagens para cerveja são de vidro. A indústria vidreira é muito forte neste segmento e sua vantagem está em oferecer um material totalmente reciclável, que pode ser reutilizado várias vezes, além ser mais seguro por não alterar as características da bebida.
Atualmente, a O-I Brasil tem como clientes as maiores cervejarias do País, a Schincariol, o Grupo Petrópolis, a AmBev e a Heineken.
Mais informações sobre a O-I em www.oidobrasil.com.br