Steve Jobs: sai de cena um designer da tecnologia

O envolvimento de Jobs no design dos produtos era tão intenso que ao todo ele possui mais de 300 patentes da Apple registradas

Escada de Vidro Patenteada por Steve Jobs
Além de iPods, iPhones e iPads, o ex-CEO também patenteou embalagens e até as icônicas escadas de vidro presentes nas Apple Stores pelo mundo
 

A influência de Steven Paul Jobs, ou simplesmente, Steve Jobs, na Apple, transcendia as competências de um executivo-chefe (CEO), mergulhando na concepção e pricipalmente design de uma infinidade de produtos da marca. O seu profundo envolvimento no desenvolvimento de novos produtos em tantos aspectos, levanta a questão de por quanto tempo a Apple consegue manter sua imagem de uma empresa inovadora, após a saída de Jobs.

Essa dependência pode ser explicada pelo número de patentes em que seu nome aparece como principal inventor ou o único, ao todo são 313. Mas o curioso, é que a maioria destas patentes são do design do produto, cobrindo mais o visual do que a inovação técnica – processos e algoritmos.

Suas patentes, qua vão desde os primórdios da tecnologia, com os primeiros Macintoshs e iMacs coloridos, e mais recentemente, iPods, iPhones e iPads, chegaram até a área da arquitetura, tendo seu nome envolvido no design e especificação das famosas escadas de vidro das Apple Stores e até mesmo na fachada do “Cubo de Vidro” presente na loja da Quinta Avenida, em Nova Iorque.

O nome do ex-CEO da Apple aparece tanto em produtos aparentemente insignificantes, quanto nos que se mostraram fundamentais para o sucesso da companhia: os fones de ouvido e embalagens dos iPods, assim como diversos modelos de desktops e laptops, monitores, mouses e teclados, são alguns dos exemplos.

O New York Times diz que o número de patentes atribuídas a Jobs é bem maior do que a média dos chefes de grandes empresas de tecnologia, incluindo os que tiveram sucesso em áreas técnicas. Como comparação, Bill Gates tem somente nove patentes da Microsoft, mesmo sendo o cofundador e chefe da empresa por mais de duas décadas. Larry Page e Sergey Brin, cofundadores da Google, têm pouco mais de uma dúzia de patentes em seus nomes.

Steven Paul Jobs ou Steve Jobs - Ex-CEO da Apple
Nessa longa história de propriedade intelectual, Steve Jobs participou do desenvolvimento e design de 313 invenções da Apple