Soluções em geração de água quente e vapor para indústria de embalagens

Com soluções integradas para indústria de embalagens, Bosch apresenta eficientes produtos para geração de água quente e vapor durante Fispal 2011

Soluções Bosch para Embalagens na Fispal 2011
Produtos apresentam baixo índice de perda térmica e maior transferência homogênea de calor

 
A divisão Termotecnologia da Bosch leva para a Fispal Tecnologia 2011, maior feira do setor de embalagens, processos e logística para as indústrias de alimentos e bebidas da América Latina, suas soluções completas e integradas em geração de água quente e vapor. São produtos que aliam alta eficiência energética à tecnologia de ponta, como suas geradoras de água quente e vapor.

A indústria de embalagens, assim como a alimentícia e de bebidas, demanda muito por equipamentos para geração de água quente e vapor em diferentes processos de sua cadeia de produção. “Os sistemas Bosch são indicados para as empresas que demandam por água com até 190 °C, e geração de 350 kg/h até 55.000kg/h de vapor a uma pressão de até 30 bar”, ressalta Marcos Cremasco, gerente de vendas da divisão Termotecnologia da Robert Bosch.

A Bosch conta com coletores solares, geradoras de água quente e geradoras de vapor que possuem as mais altas taxas de eficiência do mercado. São produtos que ocupam o mínimo espaço graças ao design compacto e moderno. Já a engenharia de desenvolvimento e a qualidade dos materiais utilizados na produção permitem que o sistema tenha baixo índice de perda térmica e apresente maior eficiência na transferência de calor.

 

Geradora de água quente Buderus – Logano

A caldeira de aço e ferro fundido Logano traz um novo conceito para os sistemas de aquecimento de água, que garantem maior vida útil e alta eficiência energética, além da reduzir as emissões de poluentes.

Disponíveis em diferentes potências, partindo de 52kw e chegando até 19.200kW, as geradoras Logano podem produzir água quente em temperaturas de 50°C a 190°C. Devido a sua alta eficiência térmica, que garante o rápido retorno do investimento, essa geradora pode trabalhar com gás natural, GLP ou óleo combustível. É indicado para uso comercial ou industrial.

 

Geradora de vapor Loos

A caldeira de vapor Loos é ideal para geração de vapor saturado em todas as faixas de pressão. Podem produzir desde 350 kg/h até 55 mil kg/h a uma pressão de até 30 bar. Com uma ampla gama de potências, configurações e equipamentos opcionais, as geradoras de vapor Loos atendem a todos os tipos de necessidades. Desde 1865, a Loos vem desenvolvendo produtos e serviços seguindo critérios de inovação e responsabilidade. Experiência mundial com mais de 100 mil geradoras de vapor entregues sem mais de 140 países.

 

Unidade de cogeração Loganova

A unidade de cogeração Loganova combina geração de energia elétrica e água quente em um único módulo. Utiliza um grupo gerador movido a gás natura l ou GLP, e o calor gerado por esse processo é transferido para a água, aproveitando a energia que normalmente seria desperdiçada. Em um sistema convencional, a eficiência é de aproximadamente 54% já na unidade de cogeração Loganova a eficiência fica em torno de 91%. A Bosch disponibiliza para o mercado, módulos que variam de 50 kVA até 350 kVA.

 

Coletor solar

O coletor solar SKN 3.0 conta com pintura seletiva em cromo negro, que garante melhor aproveitamento da energia solar. Além disso, os coletores possuem vidro solar resistente (pode-se até caminhar sobre ele), isolamento térmico de alta densidade, superfície de absorção de 2,1 m², ponto para montagem de termostato e conexões hidráulicas do tipo “engate rápido”. O SKN 3.0 apresenta melhor integração arquitetônica devido ao seu acabamento diferenciado.

Toda essa tecnologia garante maior vida útil aos produtos, representando um melhor custo-benefício para os clientes e garantindo um rápido retorno do valor investido.

 

Bosch Termotecnologia

A divisão Termotecnologia da Bosch no Brasil vem ampliando sua atuação no segmento de soluções em água quente desde 2007, quando deixou de focar apenas no negócio residencial de aquecedores a gás para abordar o mercado comercial e industrial de aquecimento de água. Desde então, a divisão de decidiu diversificar o portfólio de produtos em toda a América Latina, incluindo o México, passando a atuar com as linhas de aquecimento solar e, mais recentemente, no segmento de condicionadores de ar.

A busca por soluções de baixo consumo de energia e alta eficiência são prioridades da divisão Termotecnologia, que tem como objetivo ser líder no campo de energias renováveis com soluções eficientes em água quente, vapor e climatização.

Em 2011, o Grupo Bosch mundial comemora 125 anos de sua fundação. No Brasil, esse grupo está presente desde 1954 e atualmente emprega cerca de 11 mil colaboradores. Em 2010, o grupo registrou no país um faturamento líquido de R$ 4,5 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e máquinas industriais.

Saiba mais em www.bosch.com.br