Soluções acústicas para ouvir o silêncio

Após OMS chamar atenção sobre o impacto dos ruídos na vida das pessoas, conheça algumas técnicas de aplicação do vidro em projetos acústicos

Janelas acusticas
O bom desempenho de uma janela acústica depende de uma correta especificação dos vidros e uma perfeita vedação das esquadrias

São Paulo foi considerada a quarta cidade mais barulhenta do mundo, de acordo com estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde).

A boa notícia é que os ruídos perturbadores provocados pelo tráfego de aviões, casas noturnas e até latidos de cachorros podem ser sensivelmente amenizados com a instalação de janelas antirruído, também comercializadas como janelas acústica.

As ondas sonoras produzidas por corpos que vibram são transmitidas, principalmente, pelo ar, e existem muitos tipos dispostos em uma gama grande de frequências (significa a quantidade de vezes que alguma coisa vibra para emitir determinado efeito sonoro).

Quando passa de um ambiente para o outro e atravessa materiais ou obstáculos, o barulho perde força. Esse é o propósito da janela acústica, que funciona como uma barreira para os sons indesejáveis e, de quebra, oferecem também isolamento térmico.

Para ter eficiência, é preciso trabalhar com dois quesitos: massa (vidro e resina) e vedação (que evita a passagem do ruído pelas frestas). Só para se ter uma ideia, uma janela bem aplicada reduz, em média, 35 dB(A) – decibéis é a unidade de medida do nível sonoro.

“Cada tipo de janela exige um sistema de vidros diferente”, explica Marcos Alexandre Moreira, gerente comercial da Atenua Som, empresa especializada nesse tipo de produtos.

Auxiliado pelo decibelímetro, o técnico visita o local e avalia as necessidades para determinar o tipo de isolamento que deve ser aplicado.

O primeiro deles é o laminado – formado por duas ou mais lâminas de vidro coladas por uma resina ou película.

O segundo tipo se chama vidro duplo ou insulado. É composto por dois vidros que têm, entre eles, uma câmara de ar ou gases de argônio e xenônio – neste espaço existe alumínio preenchido com com sílica dessecante que evita embaçamento.

“É preciso lembrar que o vidro está preso em um caixilho, que também tem papel fundamental para a eficiência do isolamento acústico”, diz Moreira.

De alumínio ou PVC, as esquadrias têm perfis tubulares que reverberam e dissipam o som. Para finalizar, é feita a vedação na junção do vidro com as esquadrias.

Como fazer?

Por questões de estética, funcionalidade e otimização de espaço, existem diversos sistemas de abertura de janela: de  correr, de inclinar (reclinável, lembra o sistema de janelas basculantes), fixo e de abrir (para dentro e para fora) – este último considerado pelos profissionais o mais eficiente no isolamento acústico.

Uma alternativa bastante usada é aplicar as janelas antirruído sobreposta à janela já existente, pela parte de dentro e que fica saliente 7 cm da parede. Elas são bastante usadas em apartamentos, pois dispensam quebraquebra e ainda preservam as características originais da fachada do prédio.

A instalação, neste caso, demora cerca de 30 minutos, enquanto a substituição de uma janela normal por uma acústica leva, geralmente, dois dias – especialmente em virtude da secagem da argamassa. Ambas custam, em média, R$ 1,4 mil (de 1,20 m x 1,20 m, com perfil de alumínio e vidros duplos, por exemplo). Elas são vendidas sob encomenda e entregues normalmente em 30 dias.

Fonte: eBand