Pesquisa sobre mercado de vidro plano nos EUA

Com o fim da recessão, demanda por vidro plano deve aumentar 7,7% ao ano até 2014

Pesquisas recentes de mercado apontam que o mercado de vidro plano americano atingirá 220 milhões de metros quadrados em 2014, volume estimado em US$ 6,8 bilhões. Os ganhos serão provenientes da recuperação da economia dos EUA, antes em recessão, o que vai provocar uma retomada na construção de novas habitações e aquecimento do mercado automotivo.

Ambos representando os principais mercados de vidro plano no país, que caíram acentuadamente de 2007 até 2009, refletindo a turbulência nos mercados financeiros, a reestruturação da indústria automobilística dos EUA e do colapso do mercado imobiliário.

Com a recuperação da economia em geral e, principalmente do mercado imobiliário e de automóvel, a demanda por vidro plano será beneficiada.

Vidros de Segurança continuam como segmento dominante

Os vidros de segurança continuarão a dominar o mercado em termos de volume, com a maioria da demanda direcionada ao mercado automotivo.

O consumo deste tipo de vidro está sendo beneficiado pela recuperação da produção de automóveis e crescente substituição de vidros temperados por laminados em tetos solar e vidros laterais.

Nos mercados de arquitetura, a demanda é beneficiada pelo forte crescimento na construção de novas habitações, juntamente com a expansão do uso de vidros resistentes à furacões e à balas de diversos calibres, os chamados vidros anti-arrombamentos e blindados, respectivamente.

Vidros de Controle Solar são os que mais crescem

Os considerados vidros de alto desempenho, manterão as altas taxas de crescimento até 2014, fruto da maturação da sustentabilidade na arquitetura com uso de produtos destinados a melhora da eficiência energética, como vidros de baixa emissividade e os chamados vidros inteligentes (permitem o controle eletrônico da tonalidade do vidro, aumentando ou reduzindo a luminosidade do ambiente).

Apoiados por incentivos governamentais e promessas de menores custos de aquecimento e refrigeração, produtos como o vidro low-e estão se popularizando. já os vidros inteligentes, embora ainda em grande parte no estágio de desenvolvimento, irão registar um crescimento descomunal quando entrarem no mercado.

No mercado automotivo, destaque para o aumento do uso de espelhos e vidros eletrocrômicos, que permitem multi-funcionalidades. Presente em alguns retrovisores os espelhos eletrocrômicos permitem a visualização da câmera de ré. Quanto aos vidros, a inovação está no teto solar, a tecnologia dos vidros eletrocrômicos possibilita ao motorista com o simples toque de um botão controlar a tonalidade do vidro,  alterando a quantidade de luz que entra no veículo.

Linha Branca e Head-up Display

Outras aplicações de vidro plano em crescimento, são os vidros ultraclear (mais transparentes que os normais; utiliza matéria prima mais pura) e os vidros utilizados nas linhas branca e moveleira, que compreende os mercados de móveis e eletrodomésticos.

Setores tecnológicos possuem grandes oportunidades de crescimento, embora partam de bases menores. Vidros para displays com tecnologia touchscreen, como o resistente Gorilla Glass, irão se beneficiar da crescente sofisticação de  celulares, tablets e conteúdos eletrônicos dos interiores dos automóveis, oferecendo drivers de informação e multimídia cada vez mais sofisticados e seguros.

Mas a grande inovação da industria automobilística no quesito tecnologia em vidro foi desenvolvida pela indústria aeronáutica. Desenvolvido para aviões, o sistema Head-up Dispaly projeta no para-brisas os principais dados sobre o funcionamento do veículo ( velocidade e rpm, por exemplo), evitando que o motorista desvie sua atenção.

Relatório de pesquisa

Este estudo apresenta um resumo dos dados da demanda da indústria(1999, 2004 e 2009), mais as previsões para 2014 e 2019, por produtos ( por exemplo, vidro de segurança e vidro de controle solar) e de mercados (por exemplo, automotivo e arquitetura).

O estudo considera também os fatores de ambientes de mercado e avalia as participações de mercado das principais  empresas e indústrias concorrentes:  AFG Industries (Asahi Glass), Guardian, PPG Industries e Pilkington.