Lexus LF-LC propõe nova linguagem de design em vidro automotivo

O teto de vidro panorâmico possui o mínimo de estrutura aparente, possibilitando uma instalação ‘vidro com vidro’

Teto de Vidro Panorâmico do Lexus LF-LC - Cupê Esportivo 2+2 Híbrido
Os designers do Lexus buscaram inspiração nas soluções arquitetônicas em vidro, onde cada vez mais fachadas ganham superfícies envidraçadas com o mínimo de estrutura aparente

 

A marca Lexus, divisão de luxo da Toyota, apresentou ao público no Salão de Detroit, nos EUA, o impressionante conceito LF-LC, um cupê esportivo 2+2 híbrido que antecipa o novo direcionamento de design da Lexus, com ênfase na dirigibilidade, oferecendo muita esportividade e conforto ao motorista.

Sem economizar nos vincos e curvas fluidas, sua silhueta futurista foi muito elogiada no salão, tanto que, o cupê esportivo levou o EyesOn Design Award, prêmio anual dado para o automóvel conceito que mais se destacou no evento.

Kevin Hunter, presidente da Calty, estúdio de design na Califórnia responsável pela nova proposta de design Lexus, conta que todo o estúdio trabalhou para desenvolver esta interpretação de originalidade da Lexus. “O conceito LF-LC engloba nossa visão do quê um cupê esportivo premium pode ser.”, ressalta o executivo.

O teto de vidro, um dos destaques do automóvel, possui uma leve coluna que se une às janelas de ambos os lados do carro. A estrutura panorâmica foi aplicada sem a necessidade de uma coluna transversal, possibilitando a instalação ‘vidro com vidro’.

Este elemento de design buscou inspiração nas soluções arquitetônicas em vidro, onde cada vez mais fachadas ganham amplas superfícies envidraçadas com o mínimo de estrutura aparente.

Adornos de alumínio polido aparecem como elementos inesperados. O design em estilo ‘estufa’ aumenta a visibilidade do motorista ao mesmo tempo em que se harmoniza com as linhas lisas do veículo.

Internamente, o modelo conta com novas tecnologias, como uma tela LCD touchscreen de 12.3 polegadas, responsável pelos comandos de áudio, temperatura e navegação. Janelas, espelhos, assentos e entretenimento também são gerenciados por este painel.

A Lexus não divulgou maiores informações sobre a motorização do conceito, exceto que ele contará com o sistema Advanced Lexus Hybrid Drive, mas especulações apontam o modelo equipado com motor V8 5.0 e 500 cv de potência.

O LF-LC estará em exibição no estande da Lexus até o dia 22 de janeiro. Se for confirmado, o modelo deve ser apresentado em 2015.

Teto de Vidro do Lexus LF-LC - Cupê Esportivo 2+2 Híbrido
O teto de vidro possui uma leve coluna que se une às janelas de ambos os lados do carro. A estrutura panorâmica foi aplicada sem a necessidade de uma coluna transversal
Lexus LF-LC - Cupê Esportivo 2+2 Híbrido
Desenhado nos estúdios da Lexus em Calty, na Califórnia, o híbrido nasceu com o propósito de traduzir em formas o prazer de dirigir, com design que enfatiza sensações de movimento
Teto Panorâmico do Lexus LF-LC - Cupê Esportivo 2+2 Híbrido
O design em estilo 'estufa' aumenta a visibilidade do motorista ao mesmo tempo em que se harmoniza com as linhas lisas do veículo
Interior do Lexus LF-LC - Conceito Esportivo 2+2 Híbrido
O interior do LF-LC traz um interessante contraste entre tecnologia de ponta com formas orgânicas e texturas macias
Interior do Lexus LF-LC - Cupê Esportivo 2+2 Híbrido
Ao dirigir, o motorista é envolvido por telas sensíveis ao toque e um console alto e curvado. Uma tela LCD touchscreen de 12.3 polegadas é responsável pelos comandos de áudio, temperatura, navegação, janelas, espelhos e assentos