Trazendo brilho e luxo ao básico, família Hsu tem na customização com Cristais Swarovski a fonte para o trabalho de duas gerações
Em parceria com a divisão Swarovski Elements, nasce a Ush, loja de customização com cristais Swarovski, localizada no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. Projetada por Mauricio Queiroz, sob o olhar da consultora de varejo Celina Koshen, a loja tem 42m² e oferece os mais diversos produtos customizados com cristais Swarovski Elements, além de prestar o serviço de customização de produtos levados até a loja. De lápis a carros, tudo com superfície que adere o cristal, pode ser customizado.
A Ush é a primeira na América Latina a receber o título de Loja Recomendada Create Your Style with Swarovski Elements, da empresa austríaca. Isso significa que a Swarovski oferece à loja informações sobre produtos, tendências de moda e bijuteiras, acesso ao que há de mais novo em cores e lapidações e know how de aplicação de cristais.
No comando da empresa, que significa paz e bons ventos, estão duas irmãs, a administradora de empresas Suzana Hsu e a consultora de moda Sunny Hsu.
Experiência no mercado de cristais e bijouterias é o que não falta para a dupla, cujo pai, empreendedor nato, iniciou há mais de 25 anos um negócio de distribuição de cristais Swarovski no país.
Quando a família Hsu foi convidada pela marca austríaca para ser um de seus distribuidores de componentes de cristal, viram na proposta uma oportunidade de estender sua expertise para produtos e serviços que chegassem ao consumidor final.
A ideia dos irmãos Hsu é transformar o básico em extraordinário, através da customização com cristais. São muitas as opções, para todos os gostos e bolsos. De lápis e canetas a capas para iPad, de porta-velas e cinzeiros a máquinas de café, de isqueiros a bolsas d’água para dor de cabeça, de cadernos de anotações a carros. As possibilidades são muitas. Tudo pode ser customizado e ganhar uma cara nova.
O outro filho de Hsu, o jovem Pin, que também participou da modelagem da Ush, está começando agora um novo negócio – outra herança do trabalho com customização: a rede de lojas Deco Skin, de adesivos decorativos para aparelho eletrônicos – que, depois dos pingentes de celulares, é a nova febre na Ásia.
Ele prefere chamar a matéria-prima de seu trabalho de “revestimento”. Diz que a película importada do Japão protege os aparelhos mais do que um adesivo comum. “Importamos essa película e imprimimos nela o desenho que o consumidor quiser.” Por isso, a loja, localizada no shopping Morumbi, não tem nenhum produto pronto.
“Temos um acervo de mil imagens, que podem ser aplicadas em quaisquer marcas de celulares, tablets, notebooks, aparelhos de GPS, mp3 players, HDs externos e máquinas fotográficas digitais”, conta Hsu. Também podem ser aplicadas em películas – com ou sem textura – imagens trazidas pelos clientes.
A aplicação é feita na própria loja, procedimento que demora cerca de uma hora e custa em média de R$ 80 (para um iPhone) a R$ 250 (para um notebook). Também é possível, claro, cravejar os gadgets com cristais Swarovski. “As pessoas têm procurado por identidade própria em seus produtos. Acreditamos muito no negócio. Queremos ter mais três ou quatro lojas próprias em 2011 e no ano seguinte crescer com franquias. A meta é chegar a cem pontos de venda em dois anos.”