Cresce mercado de instalação de teto solar

Comercializados em kits, com garantia e simples instalação, tetos solares ganham novas tecnologias e se destacam no segmento de acessórios automotivos

Instalação de Teto Solar em Carros
A abertura em spoiler do teto solar cria uma quebra na silhueta do veículo, proporcionando uma bela estética com apelo esportivo

 

Tetos solares dão ar de exclusividade aos veículos no Brasil por ser um item ainda não tão comum. No entanto, praticamente todos os carros na Europa possuem teto solar como opcional de fábrica.

Detalhe que pode transformar o visual do carro, poucos sabem, mas a instalação deste acessório pode ser feita na maioria dos veículos nacionais e importados.

O teto solar original de fábrica é mais comumente encontrado em modelos esportivos. Popular, sobretudo a partir da década de 80, agora volta com força e garantia na instalação, o que antes nem sempre era possível, devido à precariedade da tecnologia e dos produtos, conforme o empresário do ramo de instalações automobilísticas Ricardo Miyanaga, da Power House M3, localizada no município de Maringá, Paraná. “Essa insegurança fez com que o mercado de teto solar no Brasil se retraísse”.

Com o passar dos anos e com a evolução da tecnologia, porém, fez-se possível o desenvolvimento de tetos solares que em nada perdem para os originais de fábrica. De acordo com Miyanaga, uma empresa mundial fabricante oferece, desde 2005, dois tipos de tetos solares no Brasil.

Trata-se do Original Equipment Manufacturing (Originais de Fábrica), que são instalados pelas próprias montadoras durante o processo de fabricação do automóvel, e o Aftermarket (mercado de acessórios), para automóveis já prontos.

No ramo dos Aftermarket, em que o empresário atua, existem uma série de modelos de tetos solares, que se encaixam nos mais variados tipos de veículos. Um modelo se diferencia do outro pela inclinação do painel de vidro, se é manual, elétrico ou eletrônico, se tem spoiler simples ou duplo, entre outros detalhes.

“Todos são equipados com vidro Venus, que refletem 99% da radiação ultravioleta que incide sobre o vidro; refletem 97% da luminosidade que incide sobre o vidro; e refletem 80% do calor que incide sobre o vidro, evitando a entrada do calor. Vale dizer também que o teto solar não resfria, mas faz a substituição do ar viciado dentro do veículo constantemente e sem aumentar o consumo de combustível”, completa.

 

Instalação do teto solar

O empresário considera simples o processo de instalação do teto solar, o kit vem pronto, bastando o instalador seguir as recomendações padrões da marca.

“O tempo pode variar de acordo com o modelo do teto solar e do veículo, pois cada veículo tem sua particularidade técnica. A instalação dos modelos H100 e H300, por exemplo, duram em média de duas a seis horas. A abertura do teto é feita no momento da instalação, com equipamentos especiais”, informa Miyanaga.

O empresário afirma que a instalação do teto solar já caiu no gosto do maringaense. “A procura pelo serviço de instalação de teto solar em Maringá cresce a cada dia. Os maringaense são bem antenados em relação ao que há de melhor e mais novo no mercado de acessórios automotivos”.

 

Fonte: odiario.com