Criado para otimizar o mercado de reposição em vidros automotivos frente a ameaça chinesa, CD foi desenvolvido com modernas instalações
A Saint-Gobain Sekurit, divisão de vidros automotivos do conglomerado francês, acaba de inaugurar seu centro de distribuição para o mercado de reposição. Instalado em edifício com 12 mil metros quadrados, o centro de distribuição AGR (Automotive Glasses Replacements) está localizado próximo à sede da empresa, em Mauá, região do Grande ABC paulista, no bairro Sertãozinho.
Rubens Sautner, gerente de vendas para o mercado de reposição, esclarece que o novo centro de distribuição AGR foi criado para descentralizar as atividades da empresa e tornar mais rápido o atendimento a esse segmento, que se amplia fortemente.
O projeto foi desenvolvido com base nas modernas normas de armazenagem e de logística, com avançados recursos de informática, instalações modulares e ambiente com ampla iluminação, onde funcionam os setores comercial, logística, administração e área específica para a reciclagem de embalagens.
Ameaça dos vidros automotivos chineses
Há alguns anos a importação de vidros automotivos era quase irrelevante no País: algo como 1% do mercado, o que pouco preocupava os fabricantes locais. A participação, entretanto, eleva-se com vigor. No ano passado chegou a 8% e, neste 2011, deverá ultrapassar a barreira de 10% das vendas internas. A expectativa de Sautner, é que 80% deste volume importado provêm da China.
Esta é a grande preocupação da indústria do segmento, que nos últimos anos sofreu para atender o crescimento da demanda – o que, em parte, também explica o acréscimo de importados, ao lado do real valorizado. O executivo acredita que hoje, após vários investimentos realizados nos últimos anos, a demanda é perfeitamente atendida pelas fabricantes nacionais.
O executivo calcula que as vendas de vidros para a reposição deverão crescer em linha com o mercado geral, quiçá pouco acima, na casa de 7%.