Também chamado de vidro fantasia, o vidro impresso vem se reposicionando aliando seu apelo decorativo à segurança e privacidade
O vidro impresso vem buscando uma política de reposicionamento nos últimos anos no Brasil. Conhecido no passado pelas padronagens do tipo canelado e floral, considerados vidros populares, o impresso vem ganhando as áreas nobres de edifícios e residências, e conquistou arquitetos e decoradores. “Os fabricantes de vidro impresso têm se empenhado em criar texturas modernas e elegantes que combinem com diferentes estilos de projetos”, aponta Kátia Sugimura, coordenadora de marketing da Saint-Gobain Glass.
Além das ações de marketing para apresentar ao mercado a nova roupagem do vidro impresso, as fábricas vêm investindo em mudanças como o aumento das dimensões das chapas, novos desenhos que fogem aos padrões convencionais e texturas mais suaves, que permitem beneficiamentos como a têmpera, para aplicações em áreas muito maiores, antes impossíveis para os vidros impressos. De espessura, tamanho da chapa e desenho da textura variáveis, o impresso é um material muito versátil, com milhares de opções de aplicações na decoração, na indústria moveleira e na construção civil, para projetos comerciais e residenciais.
Numa primeira impressão, o vidro pode apresentar uma aparência frágil e causar insegurança quando nos deparamos com uma escada ou uma divisória produzida com o material, mas o produto, que hoje pode ter as mais variadas formas e ser utilizado nos mais diferenciados projetos, segue normas rígidas de produção e de controle de qualidade.
É importante que se saiba que os vidros, em particular os impressos, não são todos produzidos da mesma maneira e que cada modelo é especialmente criado para um determinado tipo de uso.
“Arquitetos, decoradores e consumidores têm percebido as vantagens de se utilizar vidros impressos em outras aplicações, não apenas como elemento decorativo, mas também como um produto que proporciona segurança e privacidade. O vidro impresso já é utilizado com muito sucesso na aplicação de pisos e degraus e também pode ser aplicado como revestimento de paredes e de móveis, divisórias e até em prateleiras de refrigeradores e tampas de fogões, sendo cada vez mais presente na casa dos brasileiros”, comenta Katia.
No caso do revestimento de paredes, por exemplo, o valor estético pode ser complementado com pintura a frio ou espelhação, que proporcionam um ar ainda mais moderno ao ambiente; e serigrafia, que agrega resistência mecânica e diminui o risco de ferimentos, pois em caso de quebra o vidro temperado fragmenta-se em pequenos pedaços sem pontas.
“Nesse tipo de utilização, existe também a vantagem deste material não absorver água e ser quimicamente inerte, mantendo a beleza e a aparência de um produto sempre novo. E, quando instalado na parede, tem maior durabilidade, pois está menos sujeito a impactos.”
Katia comenta ainda que no caso dos vidros impressos aramados, há uma tela metálica quadriculada em sua massa, que tem como função principal segurar os estilhaços de vidro, caso haja um rompimento da sua placa. “Por ser translúcido, proporciona privacidade e estética aos projetos de maneira ideal, ampliando o conceito de iluminação e requinte. Além disso, esse tipo de vidro garante maior resistência ao fogo, mantendo o vão fechado por pelo menos 60 minutos, sendo muito recomendado inclusive pelo Corpo de Bombeiros no uso de rotas de fuga, compartimentação de ambientes, em coberturas e claraboias.”
Quando laminados com resina líquida podem ser aplicados em pisos e escadas para agregar segurança aos ambientes. Além de conferirem característica antiderrapante, conseguem disfarçar eventuais riscos e arranhões que naturalmente surgem no decorrer do seu uso, graças a sua textura diferenciada.
“Além de todas as qualidades enumeradas, profissionais da área são categóricos ao afirmar que os vidros impressos são fáceis de limpar, promovem maior luminosidade e sensação de amplitude aos ambientes. Somados a isso, são resistentes à umidade ou infiltrações e, principalmente, são um ótimo custo-benefício para qualquer tipo de projeto”, finaliza.