Desenvlovido pela Corning, o vidro existe desde a década de 60, mas por falta de usabilidade ficou engavetado todos esses anos
Gorilla Glass é o vidro presente nos principais aparelhos touchscreen, como o iPhone e os Android, além do iPad e do iPod touch. Considerado o vidro mais resistente a riscos do mercado, sua história é ineressante.
A Corning inventou esse material na década de 60, mas por falta de usabilidade foi engavetado. Até que, o vidro foi apresentado a Steve Jobs, que o testou num saco cheio de chaves e chacoalhou com força. Visto que o vidro saiu sem nehum arranhão, Jobs apostou na ideia e passou a comercializá-lo no display dos iPhones. Hoje, a Apple compra praticamente todo o Gorilla Glass que a Corning consegue produzir.
Como é feito o Gorilla Glass
O Gorilla Glass é produzido com um banho em sal derretido que faz os íons de sódio no vidro serem substituídos por potássio, que é bem maior e aumenta a compressão do material ao ser resfriado. Essa superfície de potássio comprimido é o que faz o vidro ser mais resistente.