AGC lança vidro automotivo que filtra raios ultravioleta

Novo material será utilizado nos vidros laterais dos veículos, evitando o desconforto causado pela radiação solar nos braços e pernas.

toyota-yaris-tera-vidros-laterais-que-filtram-os-raios-ultravioleta
Por enquanto, a novidade está presente apenas nas janelas do novo Toyota Yaris (hatch compacto da Toyota vendido em países desenvolvidos).

 

O grupo japonês AGC (Asahi Glass Co.) iniciou em dezembro de 2012 as vendas de um novo tipo de vidro automotivo capaz de bloquear até 99% dos raios infravermelhos (que provocam a sensação de calor) e raios ultravioletas (que provocam doenças na pele e deterioram o interior do automóvel).

O novo material, chamado de “UV Verre Premium Cool on”, foi desenvolvido para ser utilizado nos vidros laterais dos veículos, evitando o desconforto causado pelos raios nos braços e pernas dos motoristas e passageiros.

Durante os testes, o vidro conseguiu reduzir em dois graus a temperatura na pele do braço de um motorista e, consequentemente, a sensação de ardência.

Além de evitar manchas e queimaduras na pele, o vidro garante uma redução na sensação de calor no interior do carro, o que representa redução do uso do ar condicionado e consequente economia de combustível.

Segundo a AGC, o “UV Verre Premium Cool on” é feito em vidro temperado com um revestimento químico resistente a riscos. Atualmente, o produto está presente apenas nas janelas laterais do novo Toyota Yaris (hatch compacto da Toyota para países desenvolvidos).

novo-vidro-automotivo-da-agc-filtra-os-raios-uv
Na imagem à esquerda, um veículo com vidro temperado comum nas janelas laterais e, à direita, com o "UV Verre Premium Cool on". Durante os teste, a temperatura na superfície da pele foi reduzida de 41,4° para 39,4°, aliviando a sensação de ardência.