Abrasivos tipo exportação

A Abrasipa já exporta para 35 países e se tornou uma das principais fornecedoras internacionais de abrasivos

São cerca de 340 produtos exportados entre rebolos de polimento para vidro, rebolos, pontas montadas e os rebolos para ferramentas diamantadas.

A brasileira Abrasipa, empresa líder nacional no mercado de ferramentas abrasivas – mais especificamente no segmento de rebolos para vidros, começou a ganhar o mercado internacional em 2000 e, desde então, não parou mais de crescer. Já são 35 países beneficiados com a exportação de seus produtos, seja por meio de vendas diretas ou indiretas (via distribuidores), e 92 grandes clientes ativos. Estas vendas movimentam 23% do faturamento anual da empresa.

São cerca de 340 produtos exportados: 75% desta fatia representam os rebolos de polimento para vidro; 15% são rebolos e pontas montadas para indústria mecânica e 10% são os rebolos para fabricação e recuperação de ferramentas diamantadas.

O diretor geral da empresa, Daniel Leicand, adianta que a meta é ter 35% das vendas destinadas ao mercado externo até 2015. “Desde o começo do ano implementamos parcerias de distribuição em vários países da América Latina, Europa e Ásia. Com estas parcerias, a Abrasipa projeta aumentar as vendas nestes países em 15%, atendendo todos os clientes destas regiões com um preço mais acessível do que eles têm hoje nos seus mercados domésticos”, revela.

Uma das formas utilizadas pela Abrasipa para atender bem o mercado global é manter parcerias com empresas de transporte internacional atentas às normas e legislações de importações dos países de destino. Além dessa estratégia de distribuição, a Abrasipa fortifica seu relacionamento com sua rede de clientes e distribuidores na Europa e EUA através de um planejamento agressivo de divulgação dos seus produtos e lançamentos.

Embora o enfoque de Leicand esteja voltado para o mercado de exportação, ele não deixa de lado a produção interna. Cerca de 4% do faturamento estão sendo investidos na modernização do parque industrial, com aumento da capacidade produtiva, treinamento, contratações, comunicação e novas parcerias.

A Abrasipa conquistou toda esta credibilidade no mercado nacional e internacional ao longo de 50 anos de história. Com um faturamento aproximado de R$ 9.000.000,00, a empresa possui uma capacidade produtiva de 30 toneladas ao mês e 75% das vendas da empresa giram em torno do setor vidreiro. No início de 2010 a companhia contratou investimentos no valor de R$ 600.000,00 em novos equipamentos, métodos e processos produtivos, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e treinamento, projetando um crescimento de 16% até o fim do ano.

Como resultado de investimentos deste tipo, a empresa venceu, em uma cerimônia realizada no dia 23 de outubro, em Santo André (SP), o Prêmio Destaque da Associação Nacional das Vidraçarias na categoria Abrasivos e Rebolos para o Vidro, que a credencia como a melhor empresa do setor.

Abrasivos

Apesar de não fazerem parte de nossa rotina e soarem desconhecidos, os abrasivos são indispensáveis na fabricação de uma infinidade de produtos, seja em processos industriais ou artesanais. Eles são empregados no acabamento de vidros, chapas e peças de madeira, na afiação de serras e fresas para corte, além de atuarem também em outros mercados como: petrolífero, odontológico, alimentício, metal-mecânica, entre outros. Atualmente o mercado de abrasivos movimenta cerca de 50 milhões de dólares / mês no mercado nacional e no internacional cerca de 30 milhões de dólares / mês.

Fonte: Olhar Direto