Tecnologia permite que os raios solares atravessem as telhas de vidro e faça circundar ar quente pelo sistema, que tanto aquece como resfria
Além de elegantes e resistentes, as telhas de vidro isolam totalmente o ambiente, permitindo apenas a passagem de luminosidade natural aos interiores, o que acaba por gerar uma redução sensível no consumo de energia elétrica para iluminação.
Mas a companhia sueca Soltech Energy foi além e desenvolveu um sistema que utiliza telhas de vidro para aquecer as casas durante o inverno e resfriá-las no verão. Com o mesmo peso das telhas de barro, o vidro é montado acima de um tecido preto, que absorve o calor e impede que o ambiente fique devassado.
O ar que se concentra em câmaras logo abaixo do pano e das telhas é aquecido e começa a circular pelo sistema de calefação da casa, que já deve estar instalado previamente. Este sistema é capaz de reduzir os gastos com energia elétrica principalmente por sua capacidade de estocar o calor, mesmo em dias escuros e sem sol. Ele consegue gerar 350 kWh por metro quadrado, dependendo do clima.
Mas a utilidade dele não se restringe ao inverno. Nos dias mais quentes, o calor absorvido é mandado para um conversor de calor, equipado com um sistema de fluidos capaz de provocar o resfriamento do ambiente. Para as casas que não podem trocar as telhas, a empresa também criou painéis de vidro, que podem ser adaptados para casas individuais e possuem um ângulo especial para facilitar a entrada dos raios solares durante o inverno.