Em tom preto translúcido, painel garante um elevado índice de transmissão luminosa, permitindo sua instalação em janelas e sacadas.
A Sharp lançou no dia 1 de outubro, no Japão, um painel solar projetado para ser instalado em sacadas e janelas. O painel, em um tom preto translúcido, além de ser uma fonte de energia alternativa, garante um certo índice de transmissão luminosa, permitindo passar um elevado percentual de luz visível para o interior do ambiente.
O lançamento, batizado de ‘see-through’, oferece um nível de conversão de energia solar de 6,8% e pode produzir uma potência máxima de 95W. A taxa é baixa em comparação ao padrão de rendimento energético alcançado pelos painéis no mercado, que varia de 10% a 20%.
No entanto, os painéis see-through foram pensados para serem instalados como janelas e guarda-corpos, ou seja, em lugares onde um painel convencional não possuiria utilidade, uma vez que impediria a passagem de luz natural.
Inicialmente, a Sharp produzirá os painéis em tamanhos de até 1,4 metros de largura por 1 metro de altura. Sua espessura de 9,5mm levará o peso máximo de uma peça para cerca de 33kg.
Para garantir um design limpo, os painéis são encaixilhados em perfis discretos, com aproximadamente 9mm de parede.
Segundo comunicado de imprensa, o painel, fabricado em vidro laminado com células fotovoltaicas, confere ainda um elevado conforto térmico, oferecendo proteção contra os raios infravermelhos.
A companhia japonesa ainda não revelou valores e nem data de quando iniciaria a comercialização do produto em outros países.
Fonte: CNET