Químico cria garrafa de vidro que não estilhaça

A solução foi revestir a garrafa com uma película protetora que mantém os cacos de vidro compactados em caso de quebra.

Garrafa de Vidro PURE por Walt Himelstein
Além de ser inquebrável, o que evita corte, a garrafa de vidro PURE é reutilizável e 100% reciclável, mesmo com a película. (Foto: Steve Ruark/Reprodução)

 

Apostando numa tendência irreversível por produtos mais sustentáveis e a massiva preferência de consumidores por bebidas e alimentos envasados em embalagens de vidro, o químico ambiental Walt Himelstein pensou e uma solução simples para fomentar a venda do material, porém, eliminado o risco de acidentes: uma garrafa de vidro com revestimento que aumenta sua resistência a impactos e em caso de quebra mantém os cacos compactados, evitando cortes.

A garrafa de vidro PURE, como foi intitulada, é revestida com uma película de proteção não-tóxica, ou seja, permite o contato com os alimentos, além de ser livre de bisfenol-A, uma substância química proibida presente no plástico e interior de embalagens de alumínio. O revestimento exterior ainda cria uma leve aspereza na superfície, reduzindo o risco da garrafa escorregar das mãos.

A preferência pelo vidro possui íntima ligação com a preservação do sabor da bebida, pois o vidro é um material inerte, ou seja, não reage quimicamente, e ao fato de ser reutilizável e 100% reciclável, mesmo com a película. Na composição da garrafa PURE são utilizados 20% de vidros reciclados. Outra vantagem do produto é a possibilidade de ser lavado em máquinas de lavar louças.

De acordo com Lynn Bragg, presidente do Instituto da Embalagem de Vidro dos Estados Unidos, os consumidores temem que substâncias químicas utilizadas nas embalagens possam contaminar os produtos que eles comem e bebem, e isso está levando um número cada vez maior de produtores de bebidas e alimentos a utilizar embalagens de vidro.

A maior preocupação dos pesquisadores e consumidores tem sido o bisfenol-A, ou BPA, produto químico industrial que interfere no funcionamento do organismo, aumentando ou diminuindo a ação de hormônios naturais do corpo. Estudos mostram que o BPA está associado a doenças como câncer e distúrbios do coração, além de obesidade, problemas de fertilidade e hiperatividade. As preocupações em relação à substância química levaram alguns fabricantes de embalagens metálicas a deixar de utilizá-la, mas o BPA não pode ser removido do plástico.

No entanto, o vidro, que não possui bisfenol-A, apresenta uma grande desvantagem frente outros materiais: se quebra em pedaços cortantes. O perigo do vidro quebrado levou muitos estabelecimentos a banir as garrafas de vidro. Mas Walt Himelstein, o idealizador da PURE espera mudar este quadro.

Himelstein conta que trabalhou com revestimentos para vidro quando era químico ambiental na General Physics Corporation, em Maryland (EUA). Naquela época, ele se perguntava se poderia encontrar algo parecido e que pudesse proteger os consumidores de cortes quando as garrafas de vidro se quebrassem.

“Líquidos perigosos eram transportados em garrafas de vidro com um material que revestia seu exterior”, afirmou Himelstein. “Se um revestimento pôde ser desenvolvido para embalagens de materiais perigosos, eu me perguntei, por que o mesmo não poderia ser feito para garrafas de água?”

Ele acreditou que o mais difícil já estivesse feito quando inventou o revestimento, até tentar encontrar uma empresa que produzisse as garrafas.

“Há apenas cerca de uma dúzia de empresas que fabricam garrafas de vidro e eu liguei para todas elas”, afirmou Himelstein. “Elas todas foram muito simpáticas, mas tudo o que me disseram foi: “Bem, estamos produzindo 18 milhões de garrafas de cerveja este mês, 20 milhões de garrafas de ketchup no mês que vem, e, nos próximos dois meses, 40 milhões de garrafas de refrigerante. Você quer que a gente interrompa essa produção para fazer 20.000 garrafas para você?”

Embora quisesse fabricar o produto nos Estados Unidos, Himelstein teve que optar pela China. Quase dois anos depois de começar, ele finalmente chegou a um produto pronto para ser comercializado. Mas se encontrar alguém para fabricar as garrafas foi difícil, conseguir alguém para vendê-las foi pior.

Ele enfrentou o mesmo problema quando resolveu procurar investidores para expandir. Mas sua sorte virou em março, durante uma feira em Chicago, quando ele conheceu Marc Heinke, presidente e diretor executivo da Precidio Design, uma empresa canadense que tem como principal negócio a fabricação de utensílios de mesa feitos de melamina.

“Walter inventou uma solução para o maior problema do vidro: o fato de que ele se quebra”, afirmou Heinke.

Himelstein e Heinke estão trabalhando para expandir as vendas da garrafa PURE, contando com os contatos comerciais de Heinke, que incluem varejistas e sua longa experiência em marketing. Eles já possuem planos de uma garrafa PURE para lancheiras, diferentes tipos de tampas, novas cores e rótulos.

Heinke aposta também no mercado promocional, logotipos de empresas, clubes esportivos e academias são alguns dos estabelecimentos visados.

Garrafa de Vidro PURE, Revestida com Película de Segurança
Garrafa de Vidro Inquebrável por Walt Himelstein

 

Fonte: The New York Times