Projeto para Coletar Lâmpadas Fluorescentes

As lâmpadas são trituradas, descontaminadas e seus resíduos são reaproveitados na fabricação de pisos e tijolo de vidro


Coleta de lâmpadas fluorescentes

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, tem realizado um trabalho de suma importância no que se refere à questões ambientais. Reflorestamento, distribuição de mudas, recuperação da mata ciliar, programa “Nosso óleo Nosso Rio”, que coleta e destina de maneira correta o óleo de fritura usado nas escolas municipais, são apenas alguns exemplos que ratificam o compromisso da Secretaria com o meio ambiente.

Outra importante ação da Secretaria do Meio Ambiente é a conscientização de crianças e adolescentes sobre os cuidados necessários com a preservação ambiental. No final do mês de setembro, por exemplo, em uma parceria com a AMPLA e o apoio da Secretaria Municipal de Educação, foi implementado um projeto para coletar lâmpadas fluorescentes (tabular e compacta) que são descartadas de forma inadequada.

Ainda há muito o quê ser feito no que tange a conscientização da população, no entanto, o resultado obtido foi um importante passo nessa luta. Em menos de duas semanas de campanha, quase 2 mil lâmpadas foram recolhidas. No dia 06 de outubro, na Escola Municipal Francisco de Matos Ligiéro, aproximadamente 500 alunos receberam informações e presenciaram a maneira correta de como descartar as lâmpadas.

De acordo com a secretária Municipal de Educação Maria Luiza Lacerda, a possibilidade de os alunos presenciarem o funcionamento do sistema “Papa-Lâmpadas” é muito importante, pois eles acabam passando a informação adiante. O sistema é a maneira segura e eficiente de descontaminar e dar destinação adequada às lâmpadas fluorescentes. Através de um tubo de alimentação as lâmpadas são trituradas e descontaminadas. Os resíduos são reaproveitados na fabricação de pisos e tijolo de vidro.

O secretário Municipal do Meio Ambiente Eduardo Suisso (Futuca) ratificou a importância de destinar corretamente os resíduos e metais pesados e, ainda pediu a colaboração dos alunos na divulgação da campanha. “Futuca” ainda informou que a campanha continua e as lâmpadas podem ser entregues em dois “ecopontos”: secretarias do Meio Ambiente e Educação.

Também estiveram presentes na Escola Municipal Francisco de Matos Ligiéro o subsecretário de Educação Válber Meirelles e os representantes da AMPLA Odair Caraline e Alan de Almeida (gestor ambiental).

OS ‘ECOPONTOS’ ESTÃO LOCALIZADOS NOS SEGUINTES ENDEREÇOS:

Secretaria do Meio Ambiente: Rua Coronel Luiz Ferraz, 279, Centro.

Telefone: (22) 3824 6247 / 3822 1046

Secretaria de Educação: Rua Silva Jardim, Aeroporto (antigo Colégio de Aplicação da Unig).

Telefone: (22) 3824 8775 / 3824 6629

Fonte: radioitaperunafm.com