Seu sitema de escovas rotativas e rodos operados por computador pode melhorar a eficiência energética dos painéis em até 15%.
Recentemente, três jovens empreendedores apresentaram durante evento organizado em Washington, EUA, o Greenbotics, um robô desenvolvido para limpeza de painéis solares.
O invento dividiu com outros dois projetos um prêmio de 200 mil dólares oferecido pelo National Clean Energy Business Plan Competition, que avalia ideias ligadas ao desenvolvimento sustentável.
De acordo com alguns estudos, os painéis solares podem perder até 30% de sua eficiência energética dentro de seis meses, devido a sujeira acumulada em suas superfícies de vidro.
Tendo isso em mente, Marc Grossman, Cedric Jeanty e Kyle Cobb desenvolveram um robô com sitema de escovas rotativas e rodos. Suas dimensões, permitem abranger a área de dois painéis solares de tamanho médio ao mesmo tempo.
Leve e econômico na utilização de água, o Greenbotics pode ser facilmente manuseado por duas pessoas, bastando colocá-lo no início de uma matriz de painéis solares. A partir daí, computador de bordo coordena sua movimentação lateral, enquanto um operador emite os comandos.
A equipe acredita que o robô pode melhorar a eficiência energética dos painéis solares em até 15%, embora os números sobre a quantidade de água e tempo do processo de limpeza ainda não tenham sido revelados. O objetivo do trio é se tornar referência mundial em limpeza de módulos solares.